PUB

Destaques

Destaques da edição 855 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Dados pessoais da cidadã Débora Carvalho

Proteção de Dados abre processo de averiguação

A Comissão Nacional de Proteção de Dados está a averiguar, no sentido de apurar e responsabilizar os prevaricadores que vazaram os dados da Presidência da República, com a finalidade de expor a público o salário da primeira-dama. A plataforma do Estado terá sido utilizada de forma privada no sentido de prejudicar uma determinada pessoa, a cidadã Débora Carvalho.

 

Candidatura a membro do Conselho de Direitos Humanos

Cabo Verde sem apoio de países árabes e africanos

Cabo Verde deve retirar a sua candidatura a membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Este recuo tem supostamente a ver com a falta de apoio de países árabes e africanos, que não gostaram do posicionamento da cidade da Praia em relação à guerra entre Israel e o Hamas.

 

Novo Director da PJ de olhos em “pessoas infiltradas” no Estado que apoiam o crime

O novo diretor da Polícia Judiciária (PJ), Manuel da Lomba, alertou esta quarta-feira, 17, para a existência de “pessoas infiltradas” em instituições do Estado que, segundo disse, apoiam a prática de crimes. No seu discurso de tomada de posse, colocou a tónica no combate ao consumo e tráfico de drogas e defendeu a prevenção. Para isso, é preciso mais meios humanos e materiais.

 

Recenseamento Empresarial

Santiago, São Vicente e Sal dominam em número de empresas e emprego no país

As ilhas de Santiago, São Vicente e Sal dominam em número de empresas e trabalhadores no país, totalizando 18.160 empresas e 93.230 trabalhadores. Ainda, conforme dados do Recenseamento Empresarial, agora revelados pelo INE, em 2022, 71%  das empresas eram chefiadas/lideradas por homens, colocando a nu o desiquelíbrio  ainda existente em Cabo Verde no que toca a cargos de chefia entre os dois géneros.

 

Cães e gatos mortos massivamente com pesticida proibido no país

Centenas de animais, entre cães e gatos, estão a ser vítimas de envenenamentos sistemáticos em vários concelhos do país. Na ilha do Sal, análises clínicas revelaram uso de pesticida altamente contagioso, proibido em vários países, incluindo Cabo Verde. Várias denúncias já foram apresentadas às autoridades. Organizações de defesa dos animais pedem acção consequente.

 

Copa de África

Tubarões contra Mambas esta sexta-feira

Depois de derrotar o Gana, quatro vezes campeão de África, por 2-1 na estreia da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), Cabo Verde prepara o “embate decisivo” com Moçambique com altas expectativas. O duelo acontece amanhã, sexta-feira, na Costa do Marfim e promete “jogo duro”.

 

Mory Sacko

O génio da cozinha

Histórias das diásporas africanas são muitas e variadas, e encontramo-las em todos os continentes. Umas de superação, outras de conquista e reconhecimento. Mas quase todas de talento e ambição. Que têm em comum as histórias de vida de Claudine Gay e de Mory Sacko? Falam muito mais do que o facto de terem rompido barreiras e sido os primeiros a atingir um patamar de excelência, nas suas áreas de actuação. As suas origens também importam. Ela é filha de emigrantes haitianos nos Estados Unidos, ele de emigrantes senegaleses e malianos, em França.

PUB

PUB

PUB

To Top