PUB

Destaques

Destaques da edição 857 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Tubarões querem “mar largu” no embate contra África do Sul

Quando sábado, 3, o relógio marcar 19 horas em Cabo Verde, os Tubarões Azuis entram em campo para defrontar os Bafana Bafana, da África do Sul, em jogo marcado para o Estádio Laurent Pokou, em Yamoussoukru, a capital política da Costa do Marfim. A equipa cabo-verdiana busca nestas quartas-de-final passar às meias-finais, nesta segunda tentativa, desta feita, na 34a edição da CAN 2023-24.

 

Eu, Bubista Stanxa.

Mas quem é este “cabrer-tubarão”?

Este é o homem de quem muito se fala em Abidjan: Bubista Xtanxa, alcunha que homenageia a terra que, em 1970, o viu nascer – Povoação Velha, Boa Vista. Certo é que foi pelos campos pelados da ilha de S. Vicente que este antigo internacional se fez jogador de futebol – e jogou – com passagens pelo Mindelense, Académica, Desportivo de Monte Sossego, Derby e, mais tarde, pelos Falcões do Norte, depois de ter percorrido o mundo – Espanha (Badajoz), Portugal (Estoril), Angola (Campeão pelo ASA2002 e treinador-adjunto do Progresso de Sambizanga).

 

Mário Semedo, presidente da Federação de Futebol

“Só vou ao CAN para a final”

Assistiu aos quatro jogos dos Tubarões Azuis do CAN sozinho, em casa, na televisão. No próximo sábado, 3, frente à África do Sul, não será diferente. Em entrevista ao A NAÇÃO, Mário Semedo, presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, mostra-se confiante na maturidade que a equipa tem mostrado ao longo da competição. Garante que só irá à Costa do Marfim se os Tubarões Azuis forem à final.

 

Carnaval do Mindelo

Grupos correm contra o tempo à procura do título

O carnaval este ano chega mais cedo, a 13 de Fevereiro. Os grupos oficiais travam uma luta contra o tempo para colocar na avenida o melhor desfile possível, com olhos postos no título. A LIGOC já anunciou um incremento nos prémios, que é visto como mais um sinal de valorização da festa do Rei Momo na ilha.

 

Grupos da Praia prometem o melhor Carnaval de sempre

Cinco grupos oficiais contam desfilar no carnaval deste ano na Praia. Apesar do atraso, sobretudo da verba da autarquia, os blocos prometem muita folia, novidades e surpresas, com temas voltados para a cultura e identidade cabo-verdiana/africana, prevendo-se, inclusive, uma homenagem a Amílcar Cabral, alusivo ao seu centenário. A festa arranca a 10 de Fevereiro com o desfile dos jardins infantis.

 

Disputa entre bancos coloca

BCA no centro de uma guerrilha financeira

Está instalado o que se configura ser uma guerrilha financeira entre os concorrentes que disputam o Banco Comercial do Atlântico (BCA). E, por aquilo que os concorrentes andam a destilar uns contra os outros, na imprensa e nos bastidores, o maior banco privado de Cabo Verde corre o risco de cair nas mãos de interesses financeiros de duvidosa credibilidade.

 

Cultura

One Love: Vida de Bob Marley chega ao cinema

Após várias tentativas e de ter sido anunciado por mais de uma vez, a vida do rei do reggae, Bob Marley, estreia, finalmente, no próximo dia 14 de Fevereiro, para a alegria dos seus milhões de fãs, em todo o mundo. Incluindo os de Cabo Verde, onde a música, o culto de Bob Marley e a filosofia rastafari vem ganhando, cada vez, mais adeptos.

PUB

PUB

PUB

To Top