PUB

Destaques

Destaques da edição 859 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

BestFly pode estar com dias contados 

O Estado de Cabo Verde deve assumir o controlo de gestão da TICV (Transportes Interilhas de Cabo Verde) para evitar o descalabro nas ligações domésticas. A paciência do Governo, em relação aos incumprimentos e falta de capacidade do parceiro angolano da Besflay para voos regulares e seguros, terá chegado ao fim.

 

PAICV prepara-se para apresentar candidatos às autárquicas

Carla Lima e Patcha hipóteses para Ribeira Grande e São Vicente

O Conselho Nacional do PAICV reúne-se este fim-de-semana, para a escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas. A deputada Carla Lima e António Duarte (Patcha), presidente do grupo carnavalesco Monte Sossego, são tidos como pré-candidatos a Ribeira Grande de Santo Antão e São Vicente, respectivamente. Na mesma reunião será analisada a questão relacionada com a eleição do líder do Grupo Parlamentar.

 

Sociólogo Redy Lima alerta para perigos iminentes

Há crianças a liderar grupos delinquentes

Os grupos de thugs, ou gangues, na cidade da Praia, estão a ser integrados e até liderados, cada vez mais, por adolescentes quase crianças. O sociólogo Redy Lima ressalta que a falta de maturação e ausência de referências morais como factores que tornam essa nova forma de criminalidade complexa e perigosa. Já o psicólogo Nilson Mendes alerta para os riscos do envolvimento de menores em comportamentos desviantes e até criminosos.

 

Em ano de centenário de Amílcar Cabral

Montsu vence carnaval do Mindelo ao celebrar luta da libertação nacional

O grupo carnavalesco Monte Sossego é tricampeão do carnaval do Mindelo 2024. Em ano de centenário do nascimento de Amílcar Cabral, a agremiação levou para a Rua de Lisboa o enredo “Genética.cv, ma casta de de raça ê ess, amh” que debruçou sobre a formação da identidade cabo-verdiana, sem esquecer da luta da libertação nacional e da figura de Amílcar Cabral na construção do Cabo Verde independente. 

 

Afrobeats: Da Nigéria para o mundo

Jovens artistas nigerianos como Rema, Young John, Davido, Sarlz, Omah Ley, Aya Starr ou Qing Madi, saltaram para a ribalda da música de dança africana, nos últimos anos. O sucesso do Afrobeats foi imediato, quando este atingiu os maiores mercados do Ocidente. Músicas como “Calm down”, de Rema, subiram em flecha nos Tops da música de dança. E desde o Verão de 2022, em especial o Billboard 40, ainda por lá continuam. Tornaram-se no hino de festas, um pouco por todo o mundo, conseguindo muitos milhões de plays na plataforma Spotify. 

PUB

PUB

PUB

To Top