PUB

Economia

Dino de Santiago é o embaixador da nova marca turística do destino Cabo Verde 

Dino de Santiago é o rosto da nova marca turística do destino Cabo Verde, estilizada por um coração que simboliza a morabeza crioula, preenchido com cores quentes que retratam os diferentes elementos que se podem encontrar nas 10 ilhas de Cabo Verde. Desde o mar azul, ao castanho das paisagens lunares, ao pôr do sol, ao verde dos vales e montanhas, sem esquecer o cenário inóspito do vulcão do Fogo, entre outros, tendo como foco a aposta na diversidade turística, onde a autenticidade do ser cabo-verdiano sobressai como o que o país tem de mais genuíno. A nova marca turística do país foi apresentada ontem na Cidade Velha, berço da nação cabo-verdiana e Património Mundial da UNESCO, desde 2019. 

“Vou contar-vos uma história… uma história que se conta com a alma, com os sentidos e com o coração”. É desta forma que inicia a nova viagem de “emoções intensas” pelo arquipélago, contada e personificada pelo artista Dino d´Santiago, no novo vídeo promocional da nova marca turística do destino Cabo Verde.

Num vídeo onde sobressai a morabeza crioula, através do encanto e do sorriso das suas gentes, o artista, que carrega um manto comprido em pano de terra, convida os turistas a conhecerem “um arquipélago no meio do Atlântico, onde a Natureza se demorou em atos de generosidade… Um arquipélago de cores… uma paleta de cores!De cenários singulares…. montanhas imponentes… areia branca a perder de vista… um vulcão do tamanho dos nossos sonhos. E um mar azul onde as ondas embalam canções…”.

Um apelo sensorial às experiências, que convida a regressar

Com imagens imponentes dos vales e montanhas e do imenso mar e das belíssimas praias que envolvem o arquipélago, mas também da riquíssima gastronomia, e música das ilhas, o vídeo apela aos sentidos e às experiências que cada turista pode vivenciar no país. “Onde cada viagem é mais importante que o destino final, onde as experiências nos surpreendem a cada momento. País onde o dar e o receber se abraçam, num abraço generoso”.

Traduzido em inglês, o vídeo que dá corpo à nova marca do destino turístico de Cabo Verde, garante aos turistas que depois de conhecerem Cabo Verde, saíram “sempre mais ricos… mais felizes…. muito, mas mesmo muito mais inspirados. Daqui saímos transformados! Pelas experiências que vivemos, pelas gentes que se cruzam no caminho, pelo vento brando que sopra do atlântico e nos sussurra ao ouvido… pelos cantos e recantos de mar e terra que vamos descobrindo.

Esta é a história de um país único, um país que desperta todos os nossos sentidos, que provoca todas as emoções. Um país que fica para sempre no nosso coração. Cabo Verde …. Do Coração!”.

A busca pela identidade 

Na sua intervenção, muito emotiva, e com os pais, emigrantes naturais da ilha de Santiago a assistirem na plateia, Dino d´Santiago agradeceu a missão que lhe foi confiada de ser embaixador do destino turístico de Cabo Verde, ilustrando, através da sua história o amor e respeito que tem pela sua origem.

“É uma honra para mim ser filho de dois cabo-verdianos que souberam sair de Cabo Verde há mais de 40 anos e criaram três filhos que são apaixonados verdadeiramente e sentem Cabo Verde do coração…”, começou por dizer o artista, compositor e activista social e cultural Dino d´Santiago. Os pais vivem por estes dias a sua primeira experiência como turistas precisamente em Cabo Verde.

“No momento em que me apresento como embaixador deste Cabo Verde tão nosso (…) é muito especial para mim ter hoje aqui os meus pais e eu nunca compreendi o porquê deles quererem voltar para Cabo Verde, saíram de Cabo Verde em busca de uma suposta vida melhor, mas depois de voltar com o meu pai em 2010 eu percebi, vim à procura da minha identidade (…) e não sabia que, depois, ia sair daqui Dino d´Santiago”.

A força da música crioula 

Depois dessa viagem em busca das suas raízes, das suas origens, a sua vida sofreu uma transformação completa. Uma transformação que hoje lhe trouxe aqui como embaixador da nova marca do destino turístico de Cabo Verde, depois de correr mundo a cantar em crioulo.

“Hoje, sei que penso em português, mas sinto em crioulo de Cabo Verde e isso faz de mim uma pessoa com 200% de energia e, felizmente, em cantar em crioulo já me levou para a Coreia do Sul, Brasil, Estados Unidos e vários países da Europa, fez-me conquistar vários próprios e tornar-me no artista português mais premiado e no artista cabo-verdiano premiado aqui (Cabo Verde) também, duas medalhas de mérito cultural, uma em Cabo Verde, outra em Portugal, e isso tudo não aconteceria se eu não tivesse dois pais que nunca me limitaram de sonhar e um pai que um dia me disse: “Se bu fazi música na kriolo nos ritmo ta lebau pa mundu”.

Investir no valor humano que Cabo Verde tem 

“Há muita coisa que nós cabo-verdianos temos para oferecer. Mas, de facto, a nossa gente é a única coisa que eu peço que não ofereçamos a ninguém, mas sim possamos investir no valor humano que Cabo Verde tem e é isso que nos distingue”, apelou o artista.

“As pessoas todas que me vão ligando, depois de ouvir a minha música, pessoas de vários países (Portugal, Bélgica, Suiça…) dizem-me: Dino vou a Cabo Verde, quais os melhores sítios para visitar? E eu confio nos lugares para onde envio essas pessoas porque realmente não há povo que saiba receber tão bem como o povo cabo-verdiano. E quando digo tão bem, é ser genuíno na hora de abrir a porta para quem quer que seja, ser genuíno no momento de discordar de alguma coisa que a gente sinta que o turista nao está a fazer tão bem…porque também temos de saber ser turistas e saber ser turista também é saber ser humano, saber ter empatia, compaixão…”.

O artista sentiu-se honrado por embarcar neste desafio de ajudar a promover Cabo Verde e prometeu dar o seu melhor.

“Agradeço, profundamente, a toda a gente que fez desta nação o meu berço, a todos aqueles que deram a sua vida por este país, a todos aqueles que continuam a dar a sua vida por esta gente e fica só a minha promessa que tentarei, ao menos, representar Cabo Verde com tudo o que o meus pais me ensinaram, todos esses valores e espero não desiludir. Muito obrigada!”

vídeo, que já está em todas as plataformas e que será agora usado para promover o destino turístico Cabo Verde, foi filmado e produzido pela Agência Cabo-verdiana de Imagens (ACI), tendo sido muito aplaudido ontem na apresentação oficial que decorreu na Fortaleza de São Filipe, na Cidade Velha.

Do coração…para o mundo 

Acoplado ao vídeo está o novo logotipo da marca do destino turístico de Cabo Verde, concebido pela THR, estilizado em forma de um coração que simboliza a morabeza crioula, preenchido com cores quentes que retratam também os diferentes elementos que se podem encontrar nas 10 ilhas de Cabo Verde.

Desde o mar azul, ao castanho das paisagens lunares, ao pôr do sol, ao verde dos vales e montanhas, sem esquecer o cenário inóspito do vulcão do Fogo, entre outros, tendo como foco a aposta na diversidade turística, onde a autenticidade do ser cabo-verdiano sobressai como o que o país tem de mais genuíno para oferecer, o activo maior da oferta Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top