PUB

Destaques

Destaques da edição 860 do Jornal A NAÇÃO

 

DESTAQUES

Imbróglio em torno da liderança do Grupo Parlamentar do PAICV

João Baptista convidado a continuar e João do Carmo não aceita

João Baptista Pereira foi convidado para se manter no cargo de líder parlamentar do PAICV, mas, desta feita, coadjuvado por Démis Almeida e Luís Pires, como vice-presidentes. O anúncio desta decisão foi feito pelo presidente do partido, Rui Semedo, que mereceu uma forte ovação dos presentes da última reunião do Conselho Nacional. Porém, João do Carmo afirma que o seu nome já foi proposto para a liderança da bancada do PAICV pela maioria dos deputados do partido.

 

Autárquicas

MpD com várias “batatas quentes”

O MpD está com dificuldades em fechar as candidaturas para as próximas eleições autárquicas, por causa de impasses que reinam nos municípios de Ribeira Grande de Santo Antão, Santa Catarina do Fogo, Ribeira Brava e Tarrafal de Santiago. Há riscos de candidaturas independentes, inclusive, no Tarrafal de São Nicolau, caso José Freitas for preterido a favor de Neivo Araújo.

 

Polémica sobre nova logomarca do destino Cabo Verde

Instituto do Turismo já pediu explicações, mas descarta plágio

Está instalada a polémica em torno da nova logomarca do destino turístico de Cabo Verde, estilizada num coração com várias cores, algo semelhante a uma outra marca existente em Portugal. Humberto Lélis, presidente do Instituto do Turismo, garante estar a par das “acusações” de plágio, dizendo que já foram solicitados esclarecimentos ao consórcio que a produziu, o THR. Mas vai fazendo a defesa da escolha do coração, com cores quentes, que retrata a diversidade turística das ilhas e a morabeza.

 

Profissionais revelam

Saúde Mental ainda é negligenciada

Apesar da baixa taxa de psicólogos e psiquiatras por habitante, no país, os profissionais da saúde mental enaltecem a iniciativa “2024- Ano da Saúde Mental em Cabo Verde”, lançada pelo Governo, por acreditarem que políticas públicas serão desenvolvidas para alargar o acesso à saúde mental. Contudo, alertam que ainda é neglicencida. Em apenas um mês (Janeiro), o Hospital da Praia registou 10 casos de suicídio.

 

São Vicente

Grupos de carnaval querem mais recursos do Fundo do Turismo

Terminado o carnaval de 2024, os grupos de São Vicente já começaram a fazer as respectivas contas, a pensar já no carnaval de 2025. Entre perdas e ganhos, entendem que é chegada a hora de o Fundo do Turismo contribuir mais, financeiramente, para uma das festas que mais movimenta, economicamente, a ilha do Monte Cara. Os cinco mil contos que o Governo disponibiliza aos blocos, cabendo a cada grupo mil contos, no seu entender, é “manifestamente insuficiente”.

 

Mundo do crime na Praia

Adolescentes da Ponta d’Água revelam realidade crua a youtuber estrangeiro

Um grupo de adolescentes do bairro da Ponta d’Água, na cidade da Praia, aceitou mostrar o seu quotidiano a um youtuber estrangeiro. Música, consumo de drogas, brigas com grupos rivais e assaltos fazem, segundo relatam, parte do seu dia a dia. Especialistas ouvidos pelo A NAÇÃO chamam atenção, entre outros riscos, para “glamorização” da violência juvenil.

PUB

PUB

PUB

To Top