PUB

Desporto

Afrobasket´2025: Cabo Verde vence Nigéria e termina primeira janela de qualificação só com victórias

A selecção cabo-verdiana de basquetebol venceu, este Domingo, a Nigéria, por 78-62, no jogo a contar para a terceira e última jornada do Grupo B da primeira janela de qualificação para o Afrobasket’2025. A equipa liderada por Emanuel Trovoada conquistou a sua terceira victória consecutiva depois de ter vencido as selecções de Uganda e Líbia.

Neste confronto com a Nigéria, Cabo Verde até esteve a perder por 16-24, no final de primeiro período, mas, graças a uma entrada fulgurante no início do segundo quarto, conseguiu adiantar-se no marcador em apenas pouco mais de três minutos.

Ao intervalo, Cabo Verde já vencia por 39-33 e daí em diante sempre esteve à frente no marcador.

Patrick Lima foi o jogador em destaque na seleção cabo-verdiana, com 15 pontos, 7 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola.

O brilho de Marcus Santos-Silva

Marcus Santos-Silva, 27 anos, natural de Massachusetts (Estados Unidos da América) e que actualmente representa o Lille Métropole Basket Club (França), brilhou nos seus dois primeiros jogos como internacional cabo-verdiano.

Este jogador de 2.03 metros de altura, recém-chegado à selecção cabo-verdiana, foi MVP na vitória de Cabo Verde diante da selecção do Uganda por 78-73, tendo conseguido nessa partida 15 pontos e 6 assistências.

No jogo frente à Líbia voltou a destacar-se com 16 pontos, 11 ressaltos, 2 assistências que, de novo, lhe valeu a distinção de MVP da partida.

 Fim da primeira janela de apuramento

Para esta primeira janela de apuramento para o AfroBasket´2025 que terminou este Domingo, 25, o seleccionador nacional, Emanuel Trovoada, contou com 12 basquetebolistas: João “Betinho” Gomes, Victor Andrade, Sheine da Rosa, Michel Mendes, Anim Delgado, Hugo Pereira, Marcos Silva, Anderson Correia, Patrick Lima, Amarilson Lopes, Joel Almeida e Patrick Spencer.

Recorde-se que, nestes últimos jogos, Cabo Verde não pôde contar com Fidel Mendonça, que se aposentou dos jogos internacionais; Ivan Almeida e William Tavares, devido a lesão; e Edy Tavares por motivos de compromissos com o seu clube.

PUB

PUB

PUB

To Top