PUB

Política

Jovem síria que aguardava resposta de asilo consegue finalmente o visto para Espanha   

A jovem da Síria, que chegou a fazer greve de fome, como protesto, em frente à Embaixada de Espanha, por não estar a receber, do mesmo consulado, respostas de um pedido de asilo solicitado (desde Fevereiro 23) já teve visto e deve viajar para Espanha ainda hoje.

Sabe o A NAÇÃO, através de uma fonte próxima, que Basma, de 31 anos, já recebeu resposta do consulado espanhol e que deverá viajar ainda nesta terça-feira,28.

Segundo a mesma fonte, ela encontra-se muito feliz por conseguir finalmente o visto espanhol, depois de um ano de muita luta, incluindo greve de fome.

Sobre o caso

Recorde-se que a jovem síria de 30 anos na altura, chegou a Cabo Verde em fevereiro de 2023, para fugir à situação de guerra e extremistas islâmicos (Jihadistas e Irmandade Muçulmana), com o apoio do amigo espanhol que pagou as transferências, a estadia e que lhe têm apoiado desde aquela altura.

Segundo uma carta do cidadão espanhol a que o A Nação teve acesso, na altura, a jovem fugia dos maus tratos dos familiares motivados pela religião, já que o seu pai e irmãos são fundamentalistas islâmicos, e, há anos que tentam, por meio de espancamentos, mudar a forma de pensar e agir desta jovem.

“Socorrida” por Cabo Verde

Na altura, corria o risco de ser deportada para Síria, com visto caducado em Cabo Verde, mas as entidades nacionais prorrogaram o seu visto por mais seis meses, permitindo-lhe aguardar uma resposta de Espanha que chega agora, depois de um ano de espera.

PUB

PUB

PUB

To Top