PUB

Sociedade

São Domingos: Aldeias SOS com melhores condições após obrigação social do iib

As Aldeias Infantis SOS, em São Domingos, conseguiram, nos últimos anos, melhorar as condições de alimentação, educação e saúde para as crianças que acolhe, com o apoio do international investment bank (iib), que concedeu uma obrigação social em mais de três mil contos.

Através da obrigação social “iib Solidary Indexed Bond Série B (2,95% + SOS) – 2022 | 2024”, o banco tem contribuído para a  estabilidade financeira e para o bem-estar das comunidades em risco apoiadas pela organização, em particular da Aldeia SOS de São Domingos, em Santiago, conforme avança, em comunicado.

“A obrigação social do iibCV foi emitida com o objetivo de destinar uma parte da remuneração dos fundos à Aldeia SOS de São Domingos, contribuindo para apoiar a organização com as despesas essenciais, incluindo despesas familiares, educacionais e de saúde”, aponta.

31% das despesas essenciais

O valor disponibilizado, segundo a mesma fonte, corresponde a 31% do orçamento anual das despesas essenciais da Aldeia SOS de São Domingos, num total de 3 200 000 CVE, dos quais tinham sido utilizados, até setembro de 2023, 705 905 CVE, o que corresponde a 22% do valor total.

“O montante permitiu melhorar as condições habitacionais de uma das casas da Aldeia SOS de SãoDomingos, bem como apoiar despesas familiares – alimentação, limpeza, vestuário e despesas operacionais –, de educação e de saúde”, precisa o banco.

“Impacto enorme”

Alcides Moreira, diretor da Aldeia SOS São Domingos, reconheceu a importância e o sucesso desta iniciativa, com efeitos imediatos e a longo prazo.

 “O impacto do apoio concedido pelo iibCV é enorme e com efeito imediato e a médio prazo, permitindo melhorar a alimentação das nossas crianças, proporcionar férias diferentes, com a oportunidade de frequentarem a academia de artes Cesária Évora, entre outras atividades”, elencou o responsável.

Na mes­ma linha, acrescentou, foi possível custear transportes para que as crianças fizessem ati­vidades em parceria com a Universidade de Cabo Verde, no âmbito da partici­pação no programa Uni-CV kids.

Estudos em Portugal

“Este apoio também permitiu que, no último trimestre, mais seis jovens nossos conti­nuassem os seus estudos em Portugal. Foi, ainda, possível melhorar as con­dições de uma das nossas casas, melhorando o acolhimento das nossas crianças e jovens”, referiu.

O impacto do Social Bond, segundo a directora de Capital Humano e Responsabilidade Social do iib, Leida Semedo, reflete o “compromisso do banco com a sustentabilidade e com a responsabilidade social, com um foco especial no bem-estar das crianças e jovens de Cabo-Verde”.

PUB

PUB

PUB

To Top