PUB

São Vicente

São Vicente: Sobreviventes da piroga que deu à costa no Calhau estão bem

O delegado de Saúde de São Vicente assegurou hoje que os cinco sobreviventes da piroga dada à costa no Calhau, na manhã de hoje, estão desidratados, mas “passam bem”. Foram encontrados ainda cinco cadáveres, sendo que dois foram enterrados de imediato devido ao estado de decomposição. 

Citado pela Inforpress, Elísio Silva falava garantiu que os cinco ocupantes resgatados, todos homens, estão estáveis e entregues aos cuidados de médicos para ver a evolução nas próximas horas e dias, no Hospital Baptista de Sousa, para onde foram encaminhados desde que foram resgatados.

Recorde-se que os mesmos foram socorridos de uma embarcação que deu à costa numa das praias anexas à Vila Miséria, na localidade piscatória do Calhau.

Conforme a mesma fonte, dos cinco cadáveres encontrados na piroga, dois tiveram que ser enterrados logo de seguida, por estarem “em avançado estado de decomposição”.

Os restantes três foram encaminhados à casa mortuária do hospital e estão em câmara frigorífica à espera de possível identificação por parte de familiares, ou então possível transferência aos países de origem.

Mauritânia, senegal e Mali

De acordo com informações do comandante dos serviços de Protecção Civil, Vitória Veríssimo, no local, através de documentos recolhidos pela Polícia Judiciária foi possível apurar algumas nacionalidades dos ocupantes da embarcação, sendo estes Mauritânia, Mali e Senegal.

Contudo, ainda não há certezas sobre a origem da piroga, embora, o Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento da Guarda Costeira de Cabo Verde, tenha recebido antes informações do Senegal de pirogas avistadas.

O caso

Recorde-se que os bombeiros municipais foram accionados pela Polícia Nacional por volta das 9h30 para a ocorrência de uma piroga, embarcação rústica a remo, cavada a fogo em tronco de árvore na zona do Calhau.

Ao chegar ao local constataram cinco cadáveres, mais quatro sobreviventes que foram encaminhados ao hospital ainda com vida, posteriormente, foi encontrada mais uma “pessoa debilitada” na encosta.

A comandante da Protecção Civil informou que todos os ocupantes da embarcação são homens, e “aparentemente jovens”, e que durante o dia de hoje, num trabalho conjunto entre a Polícia Nacional, militares das Forças Armadas, Cruz Vermelha, pretendia-se vasculhar toda área para descartar a possibilidade de haver sobreviventes que conseguiram chegar a povoados próximos.

De notar que nos últimos anos tem havido maior número de relatos de pirogas a darem à costa em Cabo Verde.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top