PUB

Destaques

Destaques da edição 875 do Jornal A NAÇÃO

 

DESTAQUES

Facilitação de transporte de armas para Israel 

Enapor apanhada em falso

Através de um comunicado, a Enapor procurou desmentir o A NAÇÃO, da semana passada, negando que dois navios transportando armamento para Israel tenham escalado o porto do Mindelo, em arrepio a resoluções das Nações Unidas. Mas hoje em dia, com recursos a novas tecnologias, deixou de ser fácil enganar mesmos os mais distraídos. Este Jornal reitera não só os seus artigos anteriores, como apresenta novos dados sobre este assunto. 

 

Cabo Verde tem quatro bancos de importância sistémica

Caixa, BCA, BCN e BI

A Caixa Económica e o BCA são, por esta ordem, os dois bancos de “elevada importância sistémica”. O BCN consolida-se como o terceiro maior banco do sistema e junto com o BI foram classificados como bancos de “ligeira importância sistémica”, enquanto o BAI, o iib e o Ecobank foram classificados “sem importância sistémica”. Com esta avaliação feita pelo BCV serão dissipadas todas as dúvidas em relação aos leilões do INPS que eram “canalizados” para o iib.  

 

Saúde mental materna

“Sou mãe e estou cansada!”

Se ainda existem muitos tabus à volta da saúde mental, em se tratando de saúde mental materna, eles são ainda maiores. O ideal de maternidade, romantizado pela sociedade, esconde um conjunto de processos pelos quais passa a mulher durante a gestação, deixando-a propensa a desenvolver transtornos emocionais e psiquiátricos. A campanha Maio Furta-cor procurou chamar a atenção para essa realidade. 

 

São Vicente

Emigrante e antigo guarda-redes Djassa quer apostar na formação de mecânicos

Da baliza da Selecção Nacional de Futebol a emigrante nos Estados Unidos da América, o agora aposentado Jacinto Gomes, ou simplesmente Djassa do Castilho, quer realizar o sonho de criar uma escola de formação na área de mecânica. De volta a São Vicente, a sua ilha natal, tem quase tudo pronto. Apenas precisa de uma “parceria” para tocar para frente o seu projecto, que diz ser sem fins lucrativos. 

 

Qualificação Mundial 2026

Cabo Verde defronta os Camarões este Sábado em Yaoundé

A seleção nacional de futebol sénior masculino defronta a congênere dos Camarões este Sábado, 8, às 12 horas de Cabo Verde, em Yaoundé, no jogo a contar para a terceira jornada de qualificação para o Mundial 2026. Três dias depois, ou seja, Terça-feira, 11, os Tubarões Azuis terão pela frente um outro adversário, a Líbia, desta feita, em casa, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, às 15 horas.

7 de Junho de 1934, São Vicente levanta-se contra a fome 

 

90 anos da Revolta do capitão Ambrósio

Foi a maior revolta popular contra a fome e a miséria, jamais vista em São Vicente (e Cabo Verde), a 7 de Junho de 1934, “capitaneada” por Ambrósio Lopes. Noventa anos depois, a imagem imponente desse cabo-verdiano, “ariano” de “olhos azuis”, permanece como símbolo de inconformismo, graças ao poema que Gabriel Mariano lhe dedicou. E, ainda hoje, se discute quem foi esse velho mestre marceneiro e carpinteiro, que desceu da Ribeira Bote à Morada, à frente de uma maré humana, a gritar contra a fome e a exigir trabalho. Mas há uma questão que continua por responder: terá sido Nho Ambrose usado e depois abandonado à sua sorte? Como o próprio chegou a dizer, “a verdade é alta e a mentira é funda”. 

 

Portugal/Novas regras da imigração

Cidadãos da CPLP têm preferência

As regras para a nova “imigração regulada”, pretendida pelo governo português, coloca os imigrantes oriundos dos países da comunidade de língua oficial portuguesa (CPLP) num corredor especial, para a sua entrada em Portugal. À partida, nada indica que a situação dos cabo-verdianos venha a ser afectada.

PUB

PUB

PUB

To Top