PUB

Desporto

Campeonato Nacional de Futebol: Académica do Fogo derrota Rosariense e sonha com a passagem às meias-finais

A Académica do Fogo conseguiu, no último fim-de-semana, uma importante victória sobre o Rosariense (3-1), campeão de Santo Antão Norte, no jogo da quinta jornada do grupo A do Campeonato Nacional de Futebol (época 2023-2024) disputado no campo de São Lourenço, São Filipe, ilha do Fogo. A campeã da Ilha do Vulcão ainda sonha com a passagem às meias-finais na condição de segunda melhor classificada dos três grupos da competição já que o Académico do Sal já garantiu o primeiro lugar do grupo A.

No final da partida com o Rosariene, João Monteiro, treinador da Académica do Fogo, assegurou que, na próxima jornada, a sua equipa vai à ilha da Boa Vista com o objectivo de conquistar os três pontos, que, dependendo de outros resultados, ainda podem garantir a passagem às meias-finais como a melhor segunda classificada dos três grupos do Campeonato Nacional de Futebol.

No grupo da A, o Académico do Aeroporto (Sal), já garantiu a passagem às meias-finais, apesar de ter pedido por 2-0 o jogo do último fim-de-semana frente ao Juventude do Norte, campeão da ilha da Boa Vista.

Recorde-se que dois dos três golos da victória da Académica do Fogo sobre o Rosariense de Santo Antão Norte foram marcados por Evaldo de Pina “Badju” (um no primeiro tempo e outro no segundo), e o terceiro foi apontado por intermédio de Felipe Medina através da conversão de uma grande penalidade. O tento de honra do campeão de Santo Antão Norte foi marcado por Evany Rocha

Grupo A – resultados da 5ª jornada:

-Académico do Aeroporto (Sal) 0-2 Juventude do Norte (Boa Vista)

-Académica do Fogo 3-1 Rosariense (Santo Antão Norte)

Classificação:

1º- Académico do Sal: 10 pontos

2º- Académica do Fogo: 7 pontos

3º- Rosariense CRG: 5 pontos

4º- Juventude do Norte: 5 pontos

Próxima jornada:

-Juventude do Norte da Boa Vista vs Académica do Fogo

-Rosariense CRG vs Académico do Sal

Boa Vista da Praia e Académico do Sal já estão nas meias-finais

Por agora, já estão apurados para as meias-finais, o Boa Vista da Praia (grupo C), campeão de Santiago Sul, e o Académico do Aeroporto (grupo A), campeão da ilha do Sal. Falta apurar o vencedor do grupo B e o melhor segundo lugar de entre os grupos A (Académica do Fogo)  e C (Derby de São Vicente), já que no grupo B nenhuma das equipas têm hipótese de qualificar como melhor segundo lugar.

Este ano, a final do Campeonato Nacional de Futebol sénior masculino (época 2023-2024) terá lugar no Estádio Nacional, na cidade da Praia, em data a indicar. A prova disputa-se no sistema de duas voltas entre as equipas de cada um dos três grupos. Passam para a fase seguinte, ou seja, as meias-finais, os primeiros classificados de cada grupo e o melhor segundo classificado.

Refira-se que, de acordo com uma deliberação da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FC), a final do Campeonato Nacional de Futebol, que normalmente acontecia nas cidades da Praia e Mindelo, tem sido, nos últimos anos, descentralizada para outras regiões desportivas do país.

Santo Antão Sul (2018), Sal (2019), Boa Vista (2022) e Maio (2023) são as quatro regiões desportivas que já receberam a final do Campeonato Nacional, no âmbito desta política da FCF de descentralização dos eventos desportivos.

C/Inforpres

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top