PUB

Cultura

Naguilson Fortes, um talento da dança em ascensão

Aos 23 anos, Naguilson Fortes, mais conhecido como Naguilson Dancer, é hoje um dos rostos promissores da dança em Cabo Verde e Portugal. Natural da Ribeira da Barca, Santa Catarina, actualmente domiciliado em Amadora, Portugal, Naguilson carrega no sangue a herança artística dos seus pais, ambos bailarinos que marcaram época na sua comunidade. “A Dança já corre na nossa família” conta orgulhoso.

A dança nunca foi apenas um passatempo para Naguilson, foi e continua a ser o seu sonho de vida. “Desde criança, nunca me distraí com outras coisas. Sempre tive o foco claro, ser um dançarino profissional”, afirmou.

A trajectória de Naguilson não foi fácil, participou em vários grupos de dança em Cabo Verde, muitos dos quais acabaram por se dissolver, sendo o único a nunca desistir. “Os grupos acabavam, mas eu continuava. Nunca perdi a fé”, diz.

Essa perseverança acabou por levá-lo mais longe. A procura de um novo desafio, Naguilson viajou para Portugal a poucos anos (2023), com um sonho que nunca almejou deixar de lado, ele encontrou um grupo que considera forte, o grupo “Performance”.

Fundado pela também dançarina Melissa, o grupo reúne nove jovens cabo-verdianos que hoje brilham em diversos palcos. “Ela dá oportunidades reais aos jovens, e graças a ela chegámos à semifinal de um programa de televisão com botão dourado”.

Hoje, com muito esforço, o jovem dançarino já actuou em grandes palcos, ao lado de artistas renomados.Um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi dançar com Gil Semedo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. “Um daqueles momentos que a gente nunca esquece” afirma.

Mais do que movimentos, para Naguilson, a dança é uma forma de vida. “Dança para mim é tudo. Nem consigo pôr em palavras o que sinto quando danço” confessa.

Para os jovens que sonham como ele, Naguilson deixa uma mensagem poderosa “Tudo tem o seu momento e a sua hora. Nunca desistam dos vossos sonhos”.

PUB

PUB

PUB

To Top