PUB

Diáspora

Novo presidente da UELC promete aproximar os estudantes à reflexão sobre o futuro de Cabo Verde

O estudante de Direito, Ruben Traquino, tomou posse, neste sábado, 11, como novo presidente da União dos Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa (UECL). Com um mandato de um ano, o novo presidente tem uma agenda centrada no reforço do papel cívico da organização e na aproximação dos estudantes à reflexão sobre o futuro de Cabo Verde.

O ato de empossamento decorreu nas instalações da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e contou com a presença de membros da UECL e estudantes cabo-verdianos.

Em declarações à Inforpress, Ruben Traquino sublinhou que a principal aposta da sua liderança passa por fortalecer a dimensão cívica da UECL, sem ligação a partidos políticos.

“A nossa prioridade é reforçar o seu lado político no sentido cívico, não partidário. Queremos que a UECL seja, em Portugal, um espaço onde os estudantes cabo-verdianos pensem Cabo Verde, discutam medidas concretas e se desafiem a construir reformas para o futuro do país”, afirmou.

Entre os objetivos definidos para o mandato, o novo presidente destaca a valorização da UECL como ponto de encontro de estudantes e futuros quadros qualificados, incentivando o seu o regresso e o contributo ativo nas várias áreas do desenvolvimento de Cabo Verde.

Fórum da diáspora entre os principais projetos

Entre as iniciativas previstas, destaca-se a organização do primeiro Fórum de Estudantes e Quadros Cabo-verdianos da Diáspora. O evento pretende reunir talentos para partilha de ideias e experiências.

Este responsável pretende ainda dar continuidade a projetos já existentes, como ações dedicadas à saúde mental e a atribuição da bolsa de mérito social.

A nova direção da UECL é composta por 17 membros, entre efetivos e suplentes, que terão a responsabilidade de implementar a agenda definida para este mandato.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top