PUB

Política

Legislativas 2026/São Vicente: João Santos Luís votou na Ribeirinha e apelou a um “voto livre”

O presidente da União Cabo-verdiana Cristã Independente Democrática (UCID), João Santos Luís, mostrou-se “tranquilo” mas também preocupado com o ambiente que tem marcado o processo das legislativas de 2026, que decorrem hoje, Domingo, 17, em todo o país.

“O sentimento é positivo, é de tranquilidade. Hoje é um dia especial e histórico para a democracia cabo-verdiana”, sublinhou o líder da UCID, após exercer o seu direito de voto na Ribeirinha, São Vicente.

Para João Santos Luís, o eleitorado tem diante de si uma oportunidade única de se expressar de forma livre e consciente. O dirigente destacou que o voto deve ser “livre e focado na mudança”, capaz de posicionar Cabo Verde num novo paradigma de desenvolvimento.

Apelou ainda aos cidadãos para que votem com firmeza e consciência, de modo a transformar a vida das pessoas e abrir caminho a uma nova etapa política.

Críticas ao bloqueio dos grandes partidos

O presidente da UCID não deixou de criticar os condicionalismos impostos ao seu partido pelos dois maiores protagonistas da cena política nacional, MpD e PAICV. Segundo João Santos Luís, “os cabo-verdianos devem ver o estado de abandono a que muitas ilhas têm sido vetadas”, resultado da hegemonia destes partidos.

Presença no terreno

João Santos Luís garantiu que, ao longo do dia, estará no terreno acompanhado pelos colegas da UCID, fiscalizando de perto o desenrolar do processo eleitoral e reforçando a mensagem de confiança e mudança que o partido pretende transmitir.

João A. Rosário

PUB

PUB

PUB

To Top