Líderes comunitários, representantes de instituições e personalidades com experiência em cargos de decisão debatem hoje, em Monte Grande, ilha do Fogo, o futuro da agricultura e pecuária nas zonas altas num fórum enquadrado na quinta edição da Festa do Queijo. O antigo Presidente da República Pedro Pires também participa nos debates desse evento.
A participação de Pedro Pires é apontada como um dos momentos de maior destaque do encontro, que reuniu personalidades “com vasta experiência” na condução de políticas públicas e na tomada de decisões em diferentes áreas do desenvolvimento nacional.
O fórum é apresentado como um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades do desenvolvimento local, contando com a presença de antigos responsáveis por cargos de elevada responsabilidade no país, que partilharam as suas experiências e contributos para a definição de novas estratégias.
Repensar modelo de desenvolvimento agrícola nas zonas altas
Durante o fórum vai-se analisar a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento agrícola na região serrana (zonas altas) o que passará pela exploração do potencial do microclima existente em determinadas zonas, criando condições para uma agricultura permanente e mais resiliente.
A presença de Pedro Pires “confere especial relevância ao fórum”, reforçando a importância de envolver figuras com experiência governativa na procura de soluções para os desafios do desenvolvimento rural.
A discussão incidiu sobre alternativas que permitam valorizar os recursos naturais locais, diversificar a produção agrícola e promover um desenvolvimento sustentável para as comunidades serranas.
Além do antigo Presidente da República, Pedro Pires, o painel do fórum conta com participação institucionais, nomeadamente da liderança da comunidade, da Direcção-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, administração da Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) e representante da Câmara Municipal de São Filipe, segundo Pedro Matos, responsável da Associação Ka Djidja, entidade organizadora.
Festa do Queijo de Monte Grande
A localidade de Monte Grande, situada a sul do município de São Filipe, acolhe desde 2022, a Festa do Queijo, uma iniciativa da Associação Ka Djidja que tem a finalidade de promover o queijo de Monte Grande e do Fogo, em especial o tradicional, estimular a produção e o empenho dos criadores e produtores de queijo a melhorar a qualidade e alargar o seu comércio.
Para celebrar o queijo tradicional da ilha do Fogo são realizadas, entre outras atividades, acções de formação e capacitação, visitas às comunidades vizinhas e às áreas de plantas endémicas e currais, exposição e Festa do Queijo, com diversas actividades paralelas como animação cultural, entrega dos certificados das formações, doação de milho e ração.
Recorde-se que Monte Grande e as comunidades vizinhas de Lacacã e Miguel Gonçalves concentram um grande número de efectivo de gado caprino e com uma forte tradição no fabrico de queijo, dispondo inclusive de uma unidade semi-industrial de produção de queijo.
C/INFORPRESS

