PUB

Cultura

Assomada: Acordes d’Alma presenteada com quatro guitarras

A escola de música Acordes d´Alma, em Assomada, Santa Catarina, recebeu, hoje, quatro guitarras. A oferta enquadra-se no programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura).

O donativo feito pelo próprio ministro da tutela, Abraão Vicente, tem como objetivo equipar as escolas beneficiadas no âmbito do BA Cultura, tendo em conta que o ministério que dirige é “consciente” de que “só o apoio financeiro para propinas não é suficiente” para que as mesmas possam ter instrumentos.

Do acompanhamento feito das 70 escolas beneficiadas no âmbito do BA Cultura em 2020, que passam este ano a ser 80, segundo o governante, notou-se que as mesmas “têm vontade”, mas, que, no entanto, têm “poucos instrumentos” para mobilizarem mais alunos e para colocá-los a aprender ao mesmo tempo, daí a criação desse programa de atribuição de instrumentos musicais.

O ministro, que esteve acompanhado da coordenadora do programa, Indira Monteiro Lima, comprometeu-se nos próximos tempos a voltar a esta escola trazendo cavaquinhos e violinos, feitos por artesões nacionais à semelhança das guitarras.

Por sua vez, o responsável da escola de música Acordes d’Alma, David Rocha, disse acreditar que a partir de hoje os cerca de 70 alunos vão ter “mais possibilidade de aprenderem” a tocar guitarra, e mais facilidade dos alunos que não têm condições para comprarem o próprio instrumentos terem o contacto com o mesmo.

De acordo com o ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o programa Bolsa de Acesso à Cultura visa dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiado as propinas os alunos que são de famílias com baixo poder económico, para a frequência de aulas, ateliês e workshops de pintura, dança, música e teatro.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top