O Governo de Cabo Verde vai actualizar, a partir de Janeiro de 2026, as pensões da Administração Pública e do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) em 2%, conforme aprovado hoje, 27, no Parlamento. A decisão foi aprovada no Parlamento, durante debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, com 36 votos a favor do MpD, nenhum voto contra e 26 abstenções do PAICV e UCID.
Julião Varela, do grupo parlamentar do PAICV, justificou a abstenção, apontando que, desde 2016, o partido tem proposto actualizações de pensões anuais em linha com a inflação, que acumulou mais de 20% ao longo dos anos, mas que nunca foram aceites pelo Governo.
“Só agora, o Executivo apresenta um aumento de 2%, um ajustamento insuficiente face à perda de poder de compra dos pensionistas”, afirmou.
Oposição fala em falta de sensibilidade do Governo
“Infelizmente, falta sensibilidade, portanto, desse governo, que não pára de gabar do crescimento económico de média de 7% ou 6% todo ano, mas que, relativamente, portanto, a pensionistas e a reformados fica completamente esquecido e abandonado”, acrescentou Julião Varela.
O deputado António Monteiro, da UCID, reforçou também a crítica, depois de ter apresentado uma contraproposta de 5% de aumento, mas não teve reação do Governo.
“Um aumento de 2% significa, por exemplo, que alguém que recebe 10 mil escudos passará a ter 10.200 escudos. Não chega para comprar um quilo de arroz. Esta falta de sensibilidade do Governo deixa os pensionistas, que tanto contribuíram para o desenvolvimento do país, desprotegidos (…)”, ressaltou.
Por seu lado, o deputado do MpD João Gomes defendeu o aumento, afirmando que a medida cumpre o ajustamento anual das pensões e representa um esforço do Governo para equilibrar a actualização com a sustentabilidade das finanças públicas.
“A actualização aprovada é uma demonstração do compromisso do Governo em manter a proteção dos pensionistas, dentro das possibilidades do Estado, e garantir a continuidade do equilíbrio económico do país”, sublinhou.
C/ Inforpress



