A partida Cabo Verde – Senegal, a contar para a primeira-mão da primeira eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações 2026 (CAN) da modalidade, acontecerá no pavilhão de Tarrafal de Santiago, esta sexta-feira, 23 e marcará a estreia de Manolo Pagini como selecionador nacional da modalidade. A segunda-mão será no próximo dia 28 no Senegal.
Se passar esta eliminatória, a selecção cabo-verdiana vai jogar uma segunda ronda, em princípio, com a sua congénere do Egipto, que tem uma selecção considerada forte e habituada a estas andanças.
O luso-brasileiro Manolo Pagani foi apontado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol como o selecionador nacional da modalidade.
Com experiência em cinco países, nomeadamente Colômbia, Portugal, Kuwait, Eslováquia e Suíça, Pagani terá também a responsabilidade de replicar ações de formação de treinadores de futsal abrangendo as regiões desportivas de todo o país e contribuir para a qualificação técnica e crescimento sustentável do futsal nacional.
Perfil
Manolo Pagani é detentor de licenças de treinador de futsal atribuídas por três confederações internacionais, a AFC Futsal (Ásia), UEFA Futsal (Europa) e CONMEBOL Futsal (América do Sul).
Recorde-se que a aposta no futsal era uma das promessas de campanha de Mário Semedo, eleito no passado dia 10 de janeiro para mais um novo mandato na presidência da Federação cabo-verdiana de Futebol (FCF).
De realçar ainda que Ivan Ramos, um dos principais impulsionadores da modalidade no país, passa a desempenhar funções como um dos vice-presidentes da instituição.
Convocados:
Guarda-Redes
Celso Fernandes – Nun’Álvares (Portugal)
Eric Barros – Valejas Futsal (Portugal)
Fixos
Elson Fernandes – Reguilas Tires (Portugal)
Hélder Semedo – KS Constract Lubawa (Polónia)
Joel Ribeiro – Leões de Porto Salvo (Portugal)
Alas
Ezequiel Reis – Belenenses (Portugal)
Rui Jorge Fortes – Ferreira do Zêzere (Portugal)
Domingos Gomes – Dreman Exlabesa (Polónia)
Gerson Sanches – Belenenses (Portugal)
Fábio Barros – Modena Cavezzo (Itália)
Renato Monteiro – Xove FC (Espanha)
Nilton Tavares (Duda) – Seleção da Boa Vista
Pivôs
Isaías Furtado – Leões de Porto Salvo (Portugal)
Universal
Jair Pereira – UPVN (Portugal)
Edmilson Mascarenhas (Nhopas) – CD Travadores



