PUB

Política

Legislativas 2026: Jónica Brito promete “dignidade no prato” e rompimento do bloqueio político no Parlamento

A presidente do partido Pessoas, Trabalho e Solidariedade (PTS), Jónica Brito, prometeu ontem, 14, “dignidade no prato” dos cabo-verdianos, propondo a isenção do Imposto sobre o valor Acrescentado (IVA) em alimentos e apoios à habitação para devolver o poder de compra e combater a carestia de vida às famílias.

Em declarações à Inforpress, Jónica Brito realçou que para o PTS, o foco não é apenas a economia, mas garantir que a “dignidade chegue ao sector da alimentação”.

Neste sentido, afirmou que a prioridade absoluta no Parlamento será exigir a isenção total do IVA para produtos de primeira necessidade, cujo compromisso, conforme analisou, visa estancar a inflação que corrói o orçamento familiar.

Reabilitação de casas degradadas

Propondo ainda uma “redução drástica” nas taxas de outros bens essenciais, a candidata disse que o partido quer também atacar a crise habitacional por meio de incentivos fiscais e redução de preços nos materiais de construção.

Neste sentido, explicou que a meta é apoiar famílias na reabilitação de casas degradadas bem como facilitar o acesso à casa própria, combatendo o défice habitacional com medidas práticas no mercado da construção civil.

Voz do povo

Questionada sobre como uma representação Parlamentar poderá influenciar as decisões do Governo, a líder do partido replicou que o Parlamento não é apenas um local de propostas, mas um palco de denúncia e avaliação da governação.

“Podemos ser a minoria, em deputados, mas a nossa voz é a maioria porque é a voz do povo”, manifestou, assegurando que o PTS não se calará, comprometendo-se a facilitar também a vida dos empreendedores e a actuar como um vigilante constante ao lado das populações, independentemente da configuração das forças políticas no hemiciclo.

Cinco partidos e mais de 500 candidatos efectivos

Para as eleições legislativas de 17 de Maio próximo, a campanha eleitoral conta com a participação das três forças políticas com assento parlamentar (MpD, PAICV e UCID), assim como a participação do PP e do PTS, que concorrem em apenas seis círculos eleitorais.

Estão em disputa 72 assentos na Assembleia Nacional, sendo 66 eleitos pelos círculos nacionais e seis pelos círculos da emigração. Ao todo, são mais de 500 candidatos efectivos em destaque na campanha, que arrancou a 30 de Abril, e decorrerá até às 24 horas do dia 15 de Maio.

Recorde-se que nas últimas eleições legislativas em Cabo Verde, no dia 18 de Abril de 2021, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top