PUB

Fogo

Legislativas 2026: Casimiro de Pina não pode votar no Fogo, porque está recenseado na Praia

O cabeça de lista da UCID para o círculo eleitoral do Fogo, Casimiro de Pina, não pode exerce o seu direito de voto porque não transferiu a sua inscrição da Praia para o Fogo. Em declarações à Inforpress, o candidato explicou que o convite para liderar a candidatura da UCID surgiu após o encerramento do período de recenseamento eleitoral, o que inviabilizou a alteração da inscrição.

Casimiro de Pina lamentou a situação, referindo que esta é a segunda vez que enfrenta o mesmo problema, depois de um caso semelhante ocorrido quando foi candidato às eleições autárquicas no município dos Mosteiros.

O candidato defendeu, por isso, uma futura revisão do código eleitoral, com a criação de mecanismos legais que permitam aos candidatos exercer o direito de voto em situações idênticas.

“É uma pena que situações do género aconteçam. Deve existir um mecanismo legal que permita ao candidato exercer o seu direito de voto”, afirmou.

Processo vai ser acompanhado a partir de Ribeira de Ilhéu  

Apesar de não votar, Casimiro de Pina garantiu que acompanhará o processo eleitoral na localidade de Ribeira do Ilhéu, a sua terra natal.

De referir que aos candidatos é também reservado o direito de voto antecipado.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top