PUB

Cultura

Festival da Baía das Gatas prossegue este Sábado após abertura em grande estilo com o brasileiro Leo Santana

A 42.ª edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas prossegue este Sábado, 8 de Agosto, com vozes do Carnaval de Mindelo e as actuações dos artistas cabo-verdianos Hélio Batalha e Garry assim como do marfinense Tiken Jah Fakoly, ícone do reggae africano. Esta edição vem vivendo momentos vibrantes e intensos desde a abertura, na Quinta-feira, 6 de Agosto, que ficou marcada pela atuação vibrante do brasileiro Leo Santana, que trouxe a energia contagiante dos seus êxitos “Zona de Perigo” e “Golzinho Vermelho”. O público, recorde-se, respondeu à atuação de Leo Santana com entusiasmo, transformando a praia num verdadeiro palco de dança e celebração.

Ontem, Sexta-feira, 7 de Agosto, o protagonismo foi das sonoridades locais. Ceuzany, com a sua voz doce e poderosa, reafirmou-se como uma das maiores intérpretes da música cabo-verdiana contemporânea.

Dieg, jovem talento em ascensão, surpreendeu pela frescura e modernidade, sendo considerado por muitos como um dos melhores espetáculos da edição.

Ferro Gaita e Cabo Verde Show reforçaram a tradição, através da morna, funaná, coladeira e coladance que fizeram vibrar a plateia.

Outros artistas acrescentaram diversidade com fusões de estilos, mostrando que o festival continua a ser espaço de experimentação e inovação.

Apesar das críticas iniciais ao cartaz considerado “curto”, o público nacional e estrangeiro tem respondido com simpatia e entusiasmo.

O episódio com Tito Paris

Um dos momentos mais comentados foi o desagrado manifestado pelo conceituado músico cabo-verdiano, Tito Paris, que, perante a falta de interação do público, ironizou: “Da próxima vez canto música brasileira”.

A reação gerou debate sobre a forma como os artistas cabo-verdianos são recebidos e valorizados no maior certame cultural do país.

Programação para Sábado e Domingo

Hoje Sábado, 8 de Agosto, o festival prossegue com várias vozes do Carnaval de Mindelo e as aguardadas actuações de Hélio Batalha e Garry assim como do marfinense Tiken Jah Fakoly, ícone do reggae africano.

Para amanhã, Domingo, 9 de Agosto, dia de encerramento do festival, estão agendadas as actuações de Black Side, pioneiros do hip hop kriol, seguido de Lisandro Cuxi e do muito aguardado MC Cabelinho, que se estreia em Cabo Verde e promete fechar o vento com intensidade.

Entre críticas e aplausos

Não obstante algumas críticas iniciais, ao contar com nomes como Leo Santana, Ceuzany, Dieg, Tiken Jah Fakoly, Lisandro Cuxi e MC Cabelinho, a 42.ª edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas confirma-se como espaço de encontro entre tradição e modernidade.

Recorde-se que, para a Camara Municipal de São Vicente, o festival continua a ser símbolo de identidade e resistência cultural, projetando a ilha no mapa internacional da música.

João A. do Rosário

PUB

PUB

PUB

To Top