PUB

Política

UCID alerta: Dívida pública pode atingir 112% em 2015

A dívida pública de Cabo Verde, que cresce de forma “galopante”, preocupa o líder da UCID, que considera que a mesma pode atingiu valores “astronómicos”. António Monteiro, que diz que o Governo tem feito orelhas moucas às advertências da oposição, acredita que o valor da dívida venha mesmo a aumentar com o Orçamento do Estado para 2015.
“Com o Orçamento do Estado para 2015, o que iremos assistir é que, a dívida pública, que neste momento é de 107 por cento (%), irá atingir os 112%”, sublinhou.
Mais do que o montante da dívida pública, o que mais preocupa o presidente da UCID, António Monteiro, é o serviço da dívida que segundo ele está a aumentar de forma «galopante».
“Neste ano de 2014, só o serviço da dívida é superior ao orçamento para o Ministério da Saúde e para o Ministério da Justiça. Com um aumento para 112 % do Produto Interno Bruto (PIB), o que significa que o serviço da dívida será ainda maior em relação àquilo que neste momento estamos a pagar”, enfatizou.
Agora o presidente da UCID espera que o governo leve a sério o alerta do Grupo de Apoio Orçamental e mude de caminho, sob pena de não conseguir mais financiamentos.

PUB

PUB

PUB

To Top