PUB

Cultura

Cultura marca festividades de Santa Catarina

As festividades de Nha Santa Catarina contam, este ano, com um conjunto de actividades culturais, que para além da música, conta com feiras do livro, artesanato e gastronomia.
Desde logo, a Feira do Livro, uma iniciativa promovida em parceria com a Fundação Direito e Justiça/Livraria Pedro Cardoso, que decorre entre 19 e 22 na Sala Municipal de Exposições. Autores nacionais e da lusofonia marcam presença no certame, que conta ainda com nomes de outras proveniências.
Ainda no campo dos livros, o destaque vai para o lançamento de “Padre Louiz Allaz – Uma estrela na madrugada cabo-verdiana”, da autoria de José Pereira Miranda, um professor primário reformado de Nhagar, que se lança a público com a sua primeira obra. O registo biográfico do sacerdote, que muito marcou as gentes desta terra, conta com a apresentação de José Maria Semedo, autor do prefácio. O acto público, a ter lugar na próxima-sexta-feira, 21, no Centro Paroquial de Calvário (Cruz di Riba), é presidido pelo Bispo de Santiago, D. Arlindo Furtado.
Quem vai, de igual modo, apresentar a sua mais recente obra é Álvaro Ludgero Correia, um assessor do Presidente da República, que recentemente lançou à estampa “Silêncio cúmplice”. O evento tem lugar no próximo sábado, 22, no Salão Nobre nos Paços do Concelho e é apresentado por Yara dos Santos.
Momento alto das festividades é, de igual modo, a Feira de Artesanato e Gastronomia, que junta na praça fronteira aos Paços do Concelho, artistas e artesãos de diversos municípios de Santiago. Panaria, olaria, cestaria, bijutaria, calçado, pintura, escultura e produtos da terra, a par dos saberes e sabores regionais, marcarão presença no evento, que decorre entre quarta-feira, 19, e 23 de Novembro (domingo).
Na edição deste ano do Festival de Nha Santa Catarina, os artistas da terra, residentes em Santa Catarina e noutros municípios do arquipélago, bem assim da Diáspora, são a cara do cartaz do evento que decorre na avenida principal da cidade. Ata Djudja, Kidy Preta, Gama, João Cirilo, Gilito Semedo, Kino Cabral, Jennifer Dias, Zé Delgado e Ferro Gaita, entre dezenas de outros que têm subido a vários palcos em outros dias, estarão presentes em Assomada, de 21 a 23 deste mês.

PUB

PUB

PUB

To Top