PUB

Sem categoria

Destaques da edição 377 do Jornal A NAÇÃO

“JOBS”: TODOS QUEREM O INPS
Dois meses depois da saída de Leonesa Fortes, chamada para integrar o Executivo, seis nomes estão sobre a mesa para presidir os destinos do INPS: Alberto Josefá Barbosa, Filomena Martins, Humberto Brito, Joanilda Alves, José Maria Veiga e Manuel Frederico.
POLÉMICA: JÚLIO MARTINS ATESTA CONTRA QUERIDO VARELA E ANILDO MARTINS
Júlio Martins considera que foi tramado por dois “inimigos” seus no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), entidade que decretou a sua “despromoção” de Procurador Geral Adjunto para Procurador da República de 2ª classe. O ex-PGR, que pediu a nulidade do acórdão que o despromove, contra-ataca com a suspeição jurídica dos juízes conselheiros Raul Querido Varela e Anildo Martins.
JUSTIÇA: LÍGIA SOLTA NAS RUAS DO MINDELO
A reclusa Lígia Furtado não só obteve do Tribunal de São Vicente autorização para estudar, como passou quatro dias sem aparecer na Cadeia de Ribeirinha, onde cumpre pena por tráfico internacional de drogas e associação criminosa. A informação está no documento em que o director-geral dos Serviços Penitenciários e de Reinserção Social (DGSPRS), Jacob Vicente, expõe ao Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ) os meandros da sua detenção a mando do juiz Antero Tavares.
HUMBERTO BRITO NO BCV: AFINAL, PGR DÁ RAZÃO AO GOVERNO
A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um parecer em que dá razão ao Governo na indicação de Humberto Brito para governador do Banco de Cabo Verde. O parecer surge a desoras, uma vez que, cansado da polémica em torno do assunto, o Palácio da Várzea decidiu “repescar” João Serra para o lugar. Fica, ainda assim, a “jurisprudência”.
SANTO ANTÃO: PAICV EM ESTRATÉGIA DE “PAZ PODRE”
Os dirigentes do PAICV em Santo Antão fizeram uma espécie de pacto para não expor os problemas internos ao público. Foi a estratégia adoptada na Assembleia Regional do partido, realizada na última sexta-feira, em que se fez silêncio, numa moldura de “paz de podre”, em relação às desavenças públicas protagonizadas por quadros “tambarinas” na ilha.
HISTÓRIA: “MEMÓRIAS E DISCURSOS” DE LUÍS CABRAL LANÇADO NA PRAIA
“Memórias e discursos” assim se chama o livro póstumo de Luís Cabral, uma espécie de “Crónica da Libertação II”, há muito anunciado. O trabalho final – fixação do texto, recolha de documentos e outros elementos – coube à historiadora e investigadora Ângela Coutinho. A obra será lançada na próxima semana, na Praia, na Biblioteca Nacional.
ATERRO SANITÁRIO DE SANTIAGO: UNIÃO EUROPEIA ENCOSTA CABO VERDE À PAREDE
A Comissão Europeia está cansada de desculpas e fez saber, esta semana, que quer o Aterro Sanitário de Santiago, por ela financiada em cinco milhões de euros, a funcionar. O aviso foi deixado pela directora para a África Ocidental/Central da Cooperação de Bruxelas, Carla Montesi. Os responsáveis da Associação Nacional dos Municípios e Agência Nacional da Água e Saneamento também se dizem preocupados com o arrastar da situação.
Esta edição nº 377 do   Jornal   A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 20 de Novembro, traz, também, o Caderno ETC., e a coluna de Filinto Elísio e de Paulo Mendes.
Capa 377

PUB

PUB

PUB

To Top