PUB

Política

Parlamento quer ouvir Sara Lopes sobre CVTelecom

A Comissão Especializada de Finanças e Orçamento (CEFO) da Assembleia Nacional reúne-se esta quinta-feira para analisar um pedido de audição da ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes, na qualidade de tutela da Cabo Verde Telecom (CVTelecom).
O requerimento foi introduzido pelos deputados do Grupo Parlamentar do MpD, que pretendem obter informações de Sara Lopes sobre a situação da empresa de telecomunicações, face à indefinição reinante na Portugal Telecom (PT), accionista que detém 40 por cento (%) da CVTelecom.
A NAÇÃO sabe que o Governo está a trabalhar no sentido de resgatar a gestão CVTelecom, que neste momento tem um Conselho de Administração dominado pela Portugal Telecom.
Com a indefinição reinante na PT, que está a saldo no mercado bolsista português, o Governo cabo-verdiano decidiu acautelar-se no sentido de evitar que os interesses do país sejam beliscados.
Para já, segundo uma fonte próxima ao processo, o Executivo deve, de imediato, accionar mecanismos para chamar a si a gestão da CVT, que está em mãos da PT desde 1996, quando a tele- fónica cabo-verdiana foi privatizada. O executivo da Cidade da Praia não descarta, “in extremis”, segundo a mesma fonte, a possibilidade de reaver os 40% das acções da CVT detidas pela PT, por considerar que já foram violados os princípios plasmados no contrato de compra e venda, em que tais acções são indivisíveis.
A reunião desta quinta-feira da Comissão Especializada de Finanças e Orçamento, contará, no entanto, com a presença da Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, que será ouvida no quadro da aprovação na especialidade da Proposta de Lei que aprova o regime jurídico da actividade das microfinanças e respectivas instituições.
 

PUB

PUB

PUB

To Top