PUB

Ambiente

Erupção no vulcão do Fogo aumenta de intensidade: Marisa Morais garante que está tudo sobre controlo

Marisa Morais, ministra da Administração Interna garantiu  em entrevista à RCV que está tudo sob controlo e avançou que vai partir um contingente militar da Praia para o Fogo de barco e outro com profissionais do Serviço Nacional de Saúde, via área.
Esse reforço deverá seguir nas próximas duas horas, mas Morais sossega desde já as populações garantindo que as autoridades locais  na ilha do vulcão já estão a tomar as devidas medidas.
“As populações começaram a ser evacuadas desde esta manhã”, disse à RCV.
A ministra disse também que a “actividade do vulcão do fogo evoluiu com muita rapidez passando do estágio 1 na noite de ontem para fase 3 esta madrugada”.
Entretanto Mário Paixão, presidente da ASA disse também à RCV que já é visível muito fumo no ar e que os voos nesta rota serão desviados, conforme os procedimentos habituais nestas situações. Contudo, já saiu do Fogo um voo com turistas, o mesmo avião que depois trará a equipa do SNPC e da Administração Interna.
Já Marisa Morais apela à calma na ilha do Fogo, sobretudo às populações, para que “obedeçam” às ordens e indicações das autoridades e que não tentem subir a Chã das Caldeiras para ver o fenómeno.
A estrada principal, segundo a ministra, já foi cortada.
Contudo, de acordo com informações do jornalista Jaime Rodrigues à RCV em directo de Chã das Caldeiras, a erupção aumentou de intensidade, “sentindo-se duas explosões”, mas não há grandes sinais de alarme entre a população, que está a ser evacuada. GC

PUB

PUB

PUB

To Top