PUB

Sem categoria

Destaques da edição 379 do Jornal A NAÇÃO

ERUPÇÃO DO VULCÃO DO FOGO: GUARDIÃO E DORNIER INOPERACIONAIS
Num momento em que o país mais precisava, por causa da erupção do vulcão do Fogo, que ocorre desde o dia 23, os meios navais e aéreos da Guarda Costeira estão inoperacionais. O ministro da Defesa, Rui Semedo, lamenta esta “triste coincidência”.
APOIO ÀS VÍTIMAS DO VULCÃO:  EFICIÊNCIA E COORDENAÇÃO NAS AJUDAS IMPÕEM-SE
Centenas de toneladas de alimentos e outros donativos estão a chegar ao Fogo, vindos do território nacional, mas também da diáspora, para apoiar as vítimas da erupção do vulcão. Em São Filipe, a Protecção Civil criou um armazém central, na Casa das Bandeiras, onde são depositados todos os donativos. O desafio é fazer chegar efectivamente essas ajudas às vítimas de forma eficiente.
AUTÁRQUICAS’2016: MPD “ATACA” NORTE DO PAÍS COM VETERANOS
O MpD aparenta ter poucas dúvidas sobre os candidatos às autárquicas para São Vicente, São Nicolau e Santo Antão. Augusto Neves recandidata-se no Mindelo, tal como Orlando Delgado (Ribeira Grande), António Aleixo (Paul) e José Freitas (Tarrafal de São Nicolau). Mas, no Porto Novo, há ainda uma incógnita.
AMBIENTE: JÁ FALTA JORRA NA PRAIA… E SÃO VICENTE NO MESMO CAMINHO
Um mês após o Governo interditar a extração de inertes em locais não licenciados, os pequenos extractores de inertes na Praia e em São Vicente mostram-se aflitos. Receosos de um futuro sem alternativa, ameaçam com greves e respostas mais agressivas, já que, como dizem, está em causa o “pão de cada dia”, deles e da família.
CIMEIRA SOBRE A REGIONALIZAÇÃO: UM ADIAMENTO CONVENIENTE
A anunciada cimeira sobre a regionalização foi, mais uma vez, adiada. Desta feita, por causa da erupção vulcânica na ilha do Fogo. A isso se juntaram outros “imprevistos” e “constrangimentos” de última hora. Uma oportunidade para rever melhor as “regras do jogo” do encontro.
SAL: TRIBUNAL DE CONTAS CONDENA FIGUEIREDO
O Tribunal de Contas acaba de condenar a Câmara Municipal do Sal, presidida por Jorge Figueiredo, por irregularidades referentes às contas de 2004. Dos ilícitos constam uma “confraternização” no dia dos trabalhadores e compra de “enxoval” para a residência do autarca, na altura, recém-chegado ao cargo. O visado garantiu ao A NAÇÃO que vai acatar a sentença, embora discorde dela.
CADERNOS E COLUNAS
Esta edição nº 379 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas  nesta quinta-feira, 04 de Dezembro, traz, também, o Caderno  ETC., onde, além da  coluna de Filinto Elísio, pode ler ainda uma reportagem sobre “Coração de Lava”, o mais recente livro, o sexto, do poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares. Por coincidência, o tema do livro é Chã das Caldeiras e a sua paisagem em vias de desaparecer, para sempre, tal como a conhecíamos, depois da erupção do vulcão iniciada a 23 de Novembro último e que ainda continua a fazer estragos na ilha do Fogo.
Capa 379

PUB

PUB

PUB

To Top