PUB

Economia

Saldo comercial com Cabo Verde sobe 5,5% a favor de Portugal até Setembro

O saldo da balança comercial de bens entre Portugal e Cabo Verde aumentou a favor de Portugal de Janeiro a Setembro 5,5%, tendo as importações crescido 7,1% e as exportações nacionais 4,4%.
De acordo com os últimos números da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Portugal exportou bens no valor de 158,8 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, tendo importado de Cabo Verde o equivalente a 8,5 milhões de euros.
Os números, facultados à Lusa à margem do seminário “Portugal e Cabo Verde – Juntos em Novas Geografias”, que decorre hoje em Lisboa, mostram que Cabo Verde é o 28.º cliente de Portugal e o 95.º fornecedor de bens.
“Portugal tem sido o principal parceiro comercial de Cabo Verde, ocupando a primeira posição enquanto fornecedor de bens e a segunda como cliente, e no final do ano passado, Cabo Verde era o 27.º principal cliente externo dos bens nacionais”, disse o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, na sessão de abertura, acrescentando que, “nos últimos cinco anos, Portugal exportou, em média, cerca de 300 milhões de euros de bens e serviços para este belíssimo arquipélago”.
A relação de proximidade entre “dois países e povos amigos” foi também sublinhada pelo ministro da Economia português, António Pires de Lima, que defendeu a existência de “novos parceiros para haver mais comércio” e concluiu que “o objetivo primordial é estabelcer ligações mais próximas através de parcerias mutuamente vantajosas”.
Fonte: Lusa

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top