PUB

Sociedade

Segunda edição do programa de doutoramento internacional de Cabo Verde 2015 arranca este mês

A segunda edição do Programa de Pós-Graduação em Ciência para o Desenvolvimento (PGCD) cuja lista dos seleccionados já foi divulgada pelo MESCI, está prevista para acontecer este mês, em Cabo Verde.
Trata-se, de acordo com o Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação (MESCI), de um programa organizado em parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e que conta, igualmente, com os apoios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Brasil, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de Portugal.
A lista dos 16 estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) seleccionados para esta edição 2015 já foi divulgada pelo MESCI sendo que a formação está formatada para ser ministrado em duas fases.
A primeira, com a duração de oito meses, vai acontecer em Cabo Verde devendo ser desenvolvida com base em aulas e seminários ministrados por cerca de 200 especialistas provenientes de 60 instituições internacionais que se voluntariaram para o efeito.
A segunda fase terá a duração de 40 meses e estará virada para o desenvolvimento de projectos de investigação, que terminarão em teses de doutoramento.
Segundo a mesma fonte, esta sedição do PGCD, que vai agora começar, com valências nas Ciências da Vida e com aplicações na Saúde, na Agricultura e na Biologia Marinha, foi fortemente impulsionada pelo sucesso da parte lectiva da primeira edição, que teve lugar em Janeiro do ano transacto, também em Cabo Verde.
Os estudantes beneficiários deste programa, que agora alarga-se para cinco edições pelos promotores, “devido ao sucesso”, terão bolsa de estudos durante toda a sua formação.
Para esta segunda edição, refere o MESCI, candidataram-se 196 estudantes oriundos dos PALOP, mais Timor, sendo que 89 são cabo-verdianos, 74 moçambicanos, 20 angolanos, seis são-tomenses, seis guineenses e um timorense.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top