PUB

Sem categoria

Destaques da edição 384 do Jornal A NAÇÃO

(IN)SEGURANÇA: CRIMINALIDADE ORGANIZADA DESAFIA AUTORIDADE DO ESTADO
A tentativa de assassinato do filho mais velho do Primeiro-Ministro, José  Luís Neves veio, mais uma vez, pôr a nu as fragilidades e incompetências do Estado cabo-verdiano na área da segurança. As decisões para combater a pequena e a grande criminalidade foram tomadas há já algum tempo, mas, até hoje, não passam de declarações de principio. E os criminosos já se deram conta desse “chove não molha”.
AMEAÇA NACIONAL: SIR COM DESEMPENHO “PRATICAMENTE NULO”
Fonte do  A NAÇÃO critica a fraca “performance” do Serviço de Informação da República (SIR), por considerar que tem tido um papel “praticamente nulo” em relação ao combate à criminalidade organizada. Em face disso, defende que, perante a situação de ameaça real, as Forças Armadas, através do Ministério da Defesa, deveriam assumir a coordenação da segurança. Isto tendo em conta que “estamos diante de uma situação de ameaça nacional, o que ultrapassa a questão de segurança interna”.
ACTO INDIGNA ONÉSIMO SILVEIRA: “NÃO VÃO CONSEGUIR NOS INTIMIDAR!”
Retido em casa, em São Vicente, e praticamente sem vida pública activa, Onésimo Silveira, que em Fevereiro completa 80 anos, reage com indignação ao atentado contra José Luís Neves, filho do Primeiro-Ministro José Maria Neves. E apela os cabo-verdianos a se unirem nesta “luta sem tréguas” contra o narcotráfico.
FALSIFICAÇÃO DE PASSAPORTE DE SERVIÇO: FUNCIONÁRIA DE AN SUSPEITA DE “TRÁFICO” FUGIU DO PAÍS
A secretária do presidente da Assembleia Nacional (AN), Carla Moreia, suspeita de ter participado num esquema de negócios de passaportes de serviço a favor de particulares já deixou o país. Ao que tudo indica, encontra-se foragida nos Estados Unidos da América.
CABO VERDE GANHA PRIMEIRO CARDEAL: DOM ARLINDO, UM POLIGLOTA ENTENDIDO EM TEXTOS CANÓNICOS
Pouco mais de 480 anos após a criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde, a mais antiga circunscrição cristã criada no continente africano, o Papa Francisco eleva o primeiro cabo-verdiano a cardeal. E escolhe Dom Arlindo Furtado, um homem que, pela sua dedicação à fé e aos estudos, se fez líder e um poliglota, tendo sido chamado a traduzir para português livros didáticos a partir de originais em hebraico.
PADRE ANGELINO COELHO COTADO PARA BISPO AUXILIAR DE SANTIAGO
Apesar de Dom Arlindo Furtado assinalar que a sua elevação a cardeal não implicar a escolha de novo bispo para a diocese de Santiago, muitos fiéis acreditam que, mais tarde ou mais cedo, o Vaticano tomará a decisão de colocar um auxiliar na mais antiga diocese de África. O argumento é de que, mesmo que Dom Arlindo não vá residir em Roma, o Papa Francisco certamente o chamará a assumir responsabilidades outras que implicarão viagens frequentes e, por isso, precisará de outra pessoa que cuide das questões do dia a dia da diocese.
CARNAVAL EM SÃO VICENTE: GRUPOS AINDA NA RESSACA DO “RÉVEILLON”
A cerca de 40 dias para o Carnaval 2015, os grupos oficiais em São Vicente ainda tateiam à espera de financiamento da Câmara Municipal e do Ministério da Cultura. Mesmo assim, há os mais corajosos que já colocaram pé na estrada.
SÃO VICENTE DIVIDE-SE EM 17 DELEGADOS DE JANIRA, 7 DE CRISTINA E 4 DE FILÚ
O PAICV em São Vicente reúne-se este sábado, 4, em Assembleia Regional, na qual os militantes ficarão a conhecer os nomes dos eleitos para representar a região no Congresso do partido, nos dias 24 e 25 deste mês. Em virtude dos resultados eleitorais na ilha, dos 28 delegados eleitos 17 saem da lista de apoiantes da presidente eleita, Janira Hopffer Almada, sete da de Cristina Fontes Lima e quatro da de Felisberto “Filú” Vieira. Isso sem contar os delegados natos.
COBRANÇA: JPD QUER MAIS OPORTUNIDADES E EMPREGOS PARA JOVENS
A Juventude para a Democracia (JpD), liderada por Herménio Fernandes, defende a criação de mais emprego e formação para os jovens, mas com base no rigor, transparência e equilíbrio social. A ideia passa por fazer de 2015 um ano de luta a favor dos jovens.
Esta edição nº 384 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 08 de Janeiro, traz, também, o Caderno ETC., que destaca e faz a medição da temperatura dos preparativos do CARNAVAL’2015, em São Vicente, assim como as colunas de Marciano Moreira e Paulo Mendes.

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top