PUB

Sem categoria

Destaques da edição 385 do Jorna A NAÇÃO

ODISSEIA CRIOULA: MARINHEIROS CABO-VERDIANOS “ESCRAVIZADOS” NA TURQUIA
Um dos quatro tripulantes que partiram do Mindelo (São Vicente) a bordo do rebocador turco  “Sir Michael” sumiu dos olhos dos companheiros de viagem e outro encontrava-se retido num estaleiro na Turquia. Só dois regressaram a Cabo Verde, após uma intervenção da polícia que obrigou os agentes do rebocador a devolver-lhes os documentos: passaporte e cédula marítima. Uma história com contornos de escravatura humana.
NAUFRÁGIO DE “VICENTE”: AMARRAS PODEM TER DITADO AFUNDAMENTO
Tripulantes de outros navios com quem o A NAÇÃO conversou, defendem que as autoridades devem averiguar, com muito cuidado, se os cabos que asseguravam os atrelados e os camiões foram soltos logo assim que o navio se aproximou do porto do Fogo. É que, sustentam, essa tem sido uma prática perigosa observada em outros portos de Cabo Verde e que deixa o equilíbrio do navio muito fragilizado diante da hipótese de qualquer movimento brusco. Ou seja: se isso tiver acontecido no “Vicente” logo assim que se aproximou do porto do Fogo, a carga solta poderia ser um dos motivos do afundamento em tão pouco tempo.
(IN)SEGURANÇA: ATENDADO CONTRA JOSÉ LUÍS NEVES PROVOCA “CORTE DE CABEÇAS” NA PN
O atentado a José Luís Neves, filho do Primeiro-Ministro José Maria Neves, já começou a provocar “danos colaterais”. Algumas chefias da Polícia Nacional (PN) foram demitidas e está em curso a mudança no corpo e no Sistema de Segurança do Chefe do Governo.
LIDERANÇA DO PAICV: JANIRA CONVIDA FILÚ PARA VICE
A presidente eleita do PAICV, Janira Hopffer Almada, já endereçou a Felisberto Vieira um convite para que este ocupe o cargo de vice-presidente do partido, no mandato que se oficializa no Congresso dos próximos dias 24 e 25. A ministra da Juventude propõe ainda ao líder parlamentar dos “tambarinas” a composição de uma lista consensual para os diferentes órgãos do partido.
AUTÁRQUICAS’2016: MOSTEIROS JÁ PENSA NA SUCESSÃO DE FERNANDINHO
As próximas eleições autárquicas no concelho dos Mosteiros, na ilha do Fogo, prometem ser quentes no sector do PAICV. Desde já, face à possibilidade da não recandidatura de Carlos Fernandinho Teixeira, que se encontra doente, três potenciais candidatos admitem disputar o cargo.
ENTREVISTA A OSCAR ORAMAS: “LEGADO DE AMÍLCAR CABRAL DEVE SER CONHECIDO E ESTUDADO”
O embaixador cubano Oscar Oramas, que representava o seu país em Conakry, por altura do assassinato de Amílcar Cabral, apresenta, esta sexta-feira, 16, na Biblioteca Nacional (na Praia), a edição cabo-verdiana de “Amílcar Cabral para Além do Seu Tempo”. Uma edição que surge quase17 anos depois da primeira e onde Oramas diz ter incluído algumas “precisões” sobre os contornos que rodearam o assassinato do líder histórico do PAIGC. Comedido e diplomático nas palavras, Oramas confessa nutrir uma grande admiração por Pedro Pires, autor do prefácio desta “edição especial”.
Esta edição nº 385 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 15 de Janeiro, comporta, ainda, o habitual Caderno ETC., e a coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top