PUB

Boa Vista

Boa Vista: Primeiro-ministro inaugura esta quarta-feira a nova Ponte de Ribeira d’Água

O primeiro-ministro, José Maria Neves preside quarta-feira, 01 de Abril, à cerimónia de inauguração da nova ponte de Ribeira d’Água, na ilha da Boa Vista, avançou o gabinete da Chefia do Governo.
A infra-estrutura substitui a ponte que foi levada pelas cheias de 26 de Setembro de 2012, e que muita polémica gerou à volta de construções das obras públicas e gestão de projectos chegando inclusive a motivar a criação de duas comissões parlamentares de inquérito (CPI).
Orçada em 390 mil contos, a nova ponte de Ribeira d’Água, que repõe a ligação entre a cidade de Sal-Rei e Rabil, tem 97 metros de comprimento e 12 metros de largura e contempla uma faixa de rodagem com sete metros.
A infra-estrutura, cujas obras foram financiadas pelo fundo autónomo de manutenção rodoviária, foi edificada pela empresa portuguesa Monte Adriano, e registou um atraso de cerca de seis meses.
A primeira ponte foi construída entre 2005 e 2007, e tinha custado 77 mil contos, totalmente suportados pelo Governo de Cabo Verde.
A sua queda, para além das CPI motivou também a abertura de um inquérito por parte do Governo.
Segundo os resultados desse inquérito divulgados em Janeiro de 2013, houve vários responsáveis pela derrocada da ponte designadamente a construtora portuguesa MSF, a Direcção Geral das Infraestruturas (DGI), o projectista e a fiscalização do INECO e Direcção Geral das Obras públicas e privadas.
O relatório acusou também o ex-ministro das Infraestruturas e Transportes, Manuel Inocêncio, de não cumprir a sua função.
Na Boa Vista, o primeiro-ministro vai igualmente lançar a primeira pedra para construção de um novo liceu, uma infra-estrutura que há muito vem sendo reclamada tendo em conta o crescimento populacional que se vem registando na ilha.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top