PUB

Sociedade

Sal acolhe XX edição da Semana Nacional da Juventude

Jovens de diferentes pontos do país vão estar mais uma vez reunidos, a partir de hoje até sábado, no Sal, em actividades culturais, desportivas e educativas, no âmbito da XX edição da Semana Nacional da Juventude (SNJ).
O evento, promovido pela Direcção-Geral da Juventude, decorre sob o tema “Juventude…Parceira na Transformação” e a abertura a ter lugar no Cine ASA, em Santa Maria, deverá ser presidida pela ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada.
O convívio juvenil vai congregar cerca de cem jovens, representantes de todos os concelhos do país, seleccionados mediante destaque, trabalho voluntário e/ou outro, entre jovens locais, permitindo conhecer a realidade do país a vários níveis.
Assim, à semelhança dos anos anteriores pretende-se desenvolver uma série de actividades desportivas, culturais, recreativas, informação e formação para a cidadania, criando espaço para dar vez e voz aos jovens cabo-verdianos no sentido de colocarem as suas opiniões e preocupações.
“Opiniões e preocupações em matérias e assuntos de seu interesse, colaborando, assim, cada vez mais para a criação de políticas e programas que favorecem a sua formação e desenvolvimento”, referiu Cheila Pinto, coordenadora do Centro da Juventude no Sal (CEJ-Sal).
Segundo Cheila Pinto, durante a semana da juventude, realizada com o intuito de envolver a população jovem, desenvolver-se-ão vários temas, especificamente ligados à saúde sexual e reprodutiva, ambiente, empreendedorismo, formação profissional, desporto e cultura, entre outros, apresentados por técnicos das respectivas áreas, e tidos sob reflexão pelos jovens participantes da SNJ.
“A juventude, sendo a maioria da população, é o principal agente no processo de transformação de Cabo Verde, num país competitivo e com igualdade de oportunidades para todos, tornando a juventude num parceiro estratégico e protagonista com direitos e deveres”, frisou a coordenadora do CEJ-Sal.
Durante a Semana Nacional da Juventude as actividades decorrerão em diferentes localidades da ilha, com caminhadas, campanha de limpeza na Praia de Pedra de Lume, visita às salinas, às maravilhas do Sal, tenda de informação, despistagem de HIV-Sida, visita aos hotéis, pintura de uma moradia (serviço de voluntariado), a par de reflexões, e várias actividades desportivas na praia de Santa Maria.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top