PUB

Cultura

Museu da Baleia de New Bedford em exposição em Cabo Verde

O Ministério da Cultura (MC) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), promovem desde segunda-feira, até sábado a reprodução da exposição do Museu da Baleia norte-americana New Bedford.
Segundo informações do MC a presença de “Whaling Museum” (Museu da Baleia) no exterior, particularmente em Cabo Verde, marca o início de uma série de projectos colaborativos, entre Cabo Verde e Estados Unidos, que começou em 2011 com a criação da Exposição Cabo-verdiana alusiva ao mar, no Museu dos Baleeiros.
“A exposição é parte do programa de visita” da delegação do Museu “cujo objetivo é explorar as possibilidades de estabelecer, a longo prazo, presença Museu da Baleia em Cabo Verde”.
São Francisco e São Diego foram outros dois lugares a receber, durante nove meses, esta exposição que mostra as heranças marítimas comuns das comunidades açoriana, cabo-verdiana e brasileira nos Estados Unidos.
A delegação do Museu da Baleia que está na cidade da Praia, pretende ainda realizar visitas às ilhas de São Vicente e também São Nicolau. Neste último com o intuito de acompanharem a inauguração do Museu das Pescas.
A visita a Cabo Verde dos representantes do Museu da Baleia de New Bedford, presidente James P. Russell, e o comissário Eugene A. Monteiro, é uma forma de consolidar um protocolo de cooperação internacional assinado por Humberto Lima, presidente do Instituto de Investigação e do Património Cultural (IIPC) de Cabo Verde, James Russel, presidente e CEO do Museu de Baleia, e o Mayor de New Bedford, Jon Mitchell, naquela cidade norte-americana, em Julho de 2014.
O Museu da Baleia em New Bedford é o maior museu do mundo dedicado à história global de baleias e da história e cultura da região do Litoral Sul. A pedra angular do Parque Histórico Nacional Baleiro, o Museu da Baleia está localizada em Johnny Cake Hill, no coração daquela cidade histórica.
 
 
 
 
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top