PUB

Sem categoria

Economia cabo-verdiana cresce 2,7% em 2014

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) avançou esta sexta-feira, 24 e pela primeira vez, os dados das Contas Nacionais Trimestrais (CNT), que dão conta de que a economia cabo-verdiana cresceu 2,7 por cento (%), no primeiro trimestre de 2014.
“A economia de Cabo Verde tinha crescido 1,1% em 2012, em 2013 houve uma ligeira diminuição, e ficou em 1% e 2014 voltou a subir e ficou em 2,7%. Ou seja, em 2014 há uma retomada muito rápida do crescimento da economia e vamos ver depois como é que vai evoluir agora em 2015”, explicou o presidente do INE António Duarte.
As CTN fornecem a um ritmo infra-anual, segundo o INE, informação macroeconómica completa, relativamente detalhada, coerente e, principalmente integrada com o Sistema de Contas Nacionais Anuais publicado anteriormente. A informação trimestral, em valor corrente e em valor a preços do ano anterior (em volume), permite uma melhor observação dos ciclos económicos, o seu seguimento, a sua compreensão e consequentemente, uma previsão plausível da dinâmica da economia.
As CTN, diferentemente das contas anuais, apresentam 14 ramos ou sectores. Desses, os que mais contribuiram para os crescimento económico cabo-verdiano em 2014 são os transportes, as telecomunicações, “que são sectores que tem um peso significativo”, diz ainda António Duarte. Os dados apresentados, ainda de acordo com o presidente do INE, são provisórios.
Recorde-se que o INE vem produzindo, até a presente data, as Contas Nacionais Anuais (CNA) que normalmente ao nível global exige, no mínimo, um período de dois anos para a sua compilação. “Assim, o INE fixou como uma das suas prioridades na Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística 2012 – 2016, a implementação das Contas Nacionais Trimestrais (CNT). Para o efeito, foi necessário adequar o seu sistema de contas aos novos tempos, passando de 1968 para o SCN 1993 e a mudança do ano de base das contas nacionais de 1980 para 2007. Publicou-se as contas até 2012 e fez-se a retropolação da serie até 1990”. CG

PUB

PUB

PUB

To Top