PUB

Cultura

Uni-CV acolhe encontro de matemáticos de vários países com objectivo de melhorar a cooperação internacional

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vai receber na segunda-feira, 27, um encontro de matemáticos dos países da francofonia, PALOP e de diferentes cidades brasileiras, visando o aumento de projectos e parcerias entre as respectivas entidades.
O encontro, segundo informações desta instituição cabo-verdiana de ensino, tem como objectivo debater projectos de colaboração que promovam a Matemática Pura e Aplicada, mas também a vertente da educação de professores do secundário, do ensino superior, mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos.
Consta ainda dos objectivos do encontro, o incremento de intercâmbio de acções e iniciativas em comunicação matemática entre os países e comunidades de língua portuguesa, no sentido de estreitar as relações com as comunidades nacionais envolvidas com a disciplina.
No evento estarão representadas cerca de 20 instituições, entre universidades como a Purdue University North Central, (em Illinois, nos EUA), a Universidade de São Paulo (no Brasil) e a Universidade Eduardo Mondlane (em Moçambique); mas também organizações como a EMeLP (Espaço Matemático em Língua Portuguesa) e a CIMPA (Centre international de mathématiques pures et appliquées, em França.
De acordo com a agenda, está previsto para a segunda-feira, 27, uma reflexão sobre as perspetivas de desenvolvimento, intercâmbio e colaboração na área de Matemática entre as Universidades dos países africanos, palestra sobre o processo de implantação do EMeLP, e projectos de colaboração com os países africanos enquadrados no Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada.
No mesmo dia, decorre ainda uma mesa redonda com a participação de elementos da equipa reitoral e professores especialistas nacionais e internacionais sobre “Perspetivas de colaboração das comunidades matemáticas dos países Lusófonos e Francófonos”.
No dia 28 está agendada uma sessão para discussão e reflexão de projetos de colaboração nas áreas de Matemática nas vertentes Matemática Aplicada e Ensino e o desenvolvimento de estratégias da sua implementação/execução.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top