PUB

Política

Cabo Verde e Cuba estabelecem cooperação na vertente turística da saúde

Cabo Verde e Cuba vão cooperar na vertente turística da saúde. A garantia foi dada pela ministra-adjunta e da Saúde que acaba de regressar de uma visita de cinco dias àquele país das Caraíbas.
Segundo Cristina Fontes Lima, uma delegação cubana deverá chegar a Cabo Verde nos próximos dias para delinear uma proposta para a implementação de um projeto de cuidados de saúde direcionado a turistas.
“Chegámos a um ponto de desenvolvimento turístico em que é preciso reforçar claramente a resposta da saúde nessas ilhas mais turísticas. O Sistema Nacional de Saúde (SNS) deve responder particularmente aos nacionais e para a resposta aos turistas temos de ter parcerias”, salientou, referindo que já há “algumas propostas” com os operadores turísticos das duas ilhas.
Elogiando a “experiência boa” de Cuba em matéria de saúde para os turistas, especialmente para os de terceira idade, Cristina Fontes Lima avançou que “há espaço” também para estender a parceria aos privados, para ter “turismo de saúde e saúde para os turistas”.
Cristina Fontes Lima avançou ainda, que no âmbito da cooperação com Cuba deverão chegar, nos próximos dias, a Cabo Verde, um contingente de 15 especialistas em diversas áreas.
A ministra da Saúde aproveitou esta vista a Cuba para, no âmbito dos 40 anos de independência de Cabo Verde, condecorar todos os especialistas cubanos que contribuíram ao longo dos anos para a consolidação do sistema de saúde do arquipélago.
 

PUB

PUB

PUB

To Top