PUB

Saúde

Estruturas de saúde recebem um milhão de escudos em equipamentos

O Hospital Agostinho Neto (HAN), cidade da Praia, é o primeiro serviço do género a receber equipamentos para neonatologia, pediatria e maternidade. Tudo isso oferta do sistema das Nações Unidas, através das agências UNICEF e FNUAP.
A doação, no valor de cerca de um milhão de escudos, vai permitir o reforço dos serviços prestados pelo HAN e enquadra-se no apoio que as Nações Unidas vêm prestando a Cabo Verde nos domínios da saúde através dos diversos hospitais e estruturas de saúde a nível nacional.
Para a ministra da Saúde, o donativo é resultado do esforço do Governo para a redução da mortalidade neonatal no país. “Já tínhamos um reforço nacional nos hospitais Agostinho Neto, Santiago Norte e Hospital Batista de Sousa, de 15 mil contos e faltava complementar esses esforços, e agora tivemos a resposta desses dois parceiros”, esclarece Cristina Fontes Lima.
Do lote de equipamentos ora recebidos pelo HAN constam aparelhos de aspiração, bombas de infusão, unidade de fototerapia, incubadora automática básica, maca e cobertores, mesa ginecológica para parto e monitor portátil para pacientes. “São alguns dos equipamentos que ajudarão na resposta na altura do parto”, frisa aquela governante.
Por seu lado, Urilka Richardson, representante da ONU em Cabo Verde, explicou que “tais equipamentos” foram identificados no âmbito dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio como necessários para Cabo Verde “reforçar as medidas tendentes ao cumprimento dos objectivos traçados”.                                      VB

PUB

PUB

PUB

To Top