PUB

Economia

Taxa de inflação homóloga aumenta 0,5%

A taxa de inflação homóloga referente ao mês de Abril aumentou 0,5 por cento (%), segundo os dados divulgados esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
A taxa de variação homóloga registada no Índice do Preço ao Consumidor (IPC) foi de 0,3%, aumentando 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao valor registado no mês anterior.
Os dados do INE apontam ainda que a variação mensal observada entre Março e Abril de 2015 foi de -0,3%, valor superior em 0,1 p.p ao registado no mês anterior.
Já a variação média dos últimos doze meses situou-se em -0,3 %, valor superior em 0,1p.p em relação ao registado no mês anterior.
A contribuição com valores mais expressivos vieram das classes de bens e serviços diversos (4,9%), acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (4,7%), produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (2,1%), bebidas alcoólicas e tabaco (2,1%), saúde (1,5%), hotéis, restaurantes cafés e similares (1,1%) e vestuário e calçado (0,8). Por outro lado, com uma contribuição de forma negative estiveram as classes de lazer, recreação e cultura (-0,4%), ensino (-1,7%), transportes (-3,2%) e rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (-5,9%).

PUB

PUB

PUB

To Top