PUB

Sem categoria

Destaques da edição 403 do Jornal A NAÇÃO

PEDRO CORREIA, DIRECTOR NACIONAL DAS RECEITAS DO ESTADO, ASSEGURA: “PAGAMOS O IMPOSTO JUSTO!”
A entrada em vigor dos dois novos códigos tributários de pessoas colectivas e singulares já levantou uma onda de contestação, com os contribuintes a protestarem contra o aumento de impostos.  Em exclusivo, Pedro Correia, director Nacional das Receitas do Estado  garante que em Cabo Verde se paga “o imposto justo”, atribuindo a sensação de “injustiça fiscal” à consciência dos pagantes, já que muitos são os que fogem  às obrigações tributárias.
PAICV: LÍVIO LOPES BATE COM A PORTA POR CAUSA DA REFORMA DO PARLAMENTO
Lívio Lopes pediu a sua desvinculação de todos os cargos e funções no PAICV, na sequência do “chumbo” aos Estatutos dos Titulares de Cargos Políticos (ETCP), que pôs em causa a reforma do Parlamento. O deputado pela ilha do Fogo considera que “imbróglio” criado em torno dessa reforma é “impróprio e inqualificável”.
TRANSPORTES: EMPRESA ABRE FROTA DE HIACES MOVIDOS A ÓLEO DE COZINHA RECICLADO
Chama-se Ecobus e já tem uma pequena frota de hiaces a circular nas estradas da ilha de Santiago movidos à base de óleo alimentar reciclado. Um dos seus donos, Fáron Peckham, é um canadiano com antepassados da ilha do Fogo. Estudante ainda de economia descobriu que há Cabo Verde excelentes oportunidades de negócios.
SÃO VICENTE: “DESENCONTRO” ENTRE INPS E INDP DEIXA VIÚVA SEM PENSÃO
Sónia Dias, viúva de ex-funcionário do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), está há mais de seis meses à espera da respectiva pensão. Uma demora justificada pelos serviços de previdência social porque a entidade empregadora do marido estar em incumprimento em relação às contribuições. Mas a presidente do INDP, Osvaldina Silva, assegura estar tudo em dia.
CHUVAS: PREVISÕES POUCO ANIMADORAS
As previsões do tempo para a zona oeste-africana apontam para baixa precipitação nos próximos meses. Esses dados não especificam Cabo Verde, pelo que, na próxima semana, os técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) reúnem-se para projectar o panorama das chuvas no país. Mas há pouco alento.
ENSINO: 300 ALUNOS TESTAM O PORTUGUÊS PARA ESTUDAR NO BRASIL
Cabo Verde, isto é, Praia e Mindelo, recebeu, esta semana, o primeiro grande teste internacional de proficiência da Língua Portuguesa, conhecido pela sigla CELPE-BRAS, juntamente com vários outros países – 65 ao todo. Sem isso, nenhum estudante estrangeiro pode fazer a sua formação superior no Brasil.
Faz parte, também, desta  edição  nº  403 do   Jornal   A  NAÇÃO, que chega às bancas  nesta quinta-feira, 21 de Maio, um Caderno  Especial sobre IMPOSTOS – que esmiúça e disseca a polémica e a onda de contestação suscitada pelos dois novos códigos tributários (de pessoas singulares e colectivas) -, a par da coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top