PUB

Cultura

Santa Catarina: Acolhe o colóquio “A Construção da Nação Cabo-verdiana para o Milénio – Os desafios da Era Pós-colonial”

A Associação Eco-Reggae, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina, realiza uma conferência subordinada ao tema “A Construção da Nação Cabo-verdiana para o Milénio – Os desafios da Era Pós-colonial”, a ter lugar no Instituto Universitário de Educação (sito na Escola Técnica), em Assomada.
O colóquio conta com a presença dos dois ex-Chefes de Estado, António Mascarenhas Monteiro e Pedro Pires, e do actual Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. Assim como do Presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos, do Primeiro-ministro, José Maria Neves, e do edil, Francisco Tavares.
Durante dois dias sexta-feira 22, e sábado 23, vão ser debatidos vários painéis tais como: “Um Olhar à Política do Estado / Retrospecção às Etapas do Progresso da Nação”. E a Luta da libertação nacional, abertura pluripartidária e regresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde à governação do pais a ser proferido por Pedro Pires.
Já, Antônio Mascarenhas Monteiro, vai dissertar sobre “A Criação do Estado e a Afirmação da Identidade Cabo-Verdiana/ Percursos e ganhos no amadurecimento da Nação, desde independência à actualidade”.
O painel “O Caminhos e Políticas Nacionais no Contexto da Globalização dos Países Insulares/ Perspectivas, avanços e parcerias da Nação para o século XXI proferido por  Jorge Carlos Fonseca.
Fora isso ainda vão ser debatido os painéis “A Colonialidade na Afirmação Cultural do Povo das Ilhas”; “A Independência Nacional e a Construção do Estado Cabo-Verdiano”; “Importância do Criolo no Ensino Pós-Colonial e a Minimização da Colonialidade no contexto da Globalizacão”; “O Território como Factor do Florescimento da “Green-Economy” na Preservação do Ambiente”; “Economia Marítima, Turismo e as Novas Tecnologias de Comunicação –A Juventude na Consolidação de um Mercado Económico Sustentável”.
A alocução destes paneis serão feitas por varais outras personalidades e convidados. E o enceramento estará a cargo do Primeiro-Ministro, José Maria Neves.
 
 
 
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top