PUB

Economia

Hollywood descobre Cabo Verde… lugar bom para se fugir ao fisco

Hollywood, a indústria cinematográfica americana, acaba de descobrir Cabo Verde. Infelizmente, não pelas melhores razões, diga-se. Um executivo qualquer, endinheirado, com graves problemas com o fisco do seu país, é-lhe proposto fugir para Cabo Verde. O filme chama-se “Get Hard”, é uma comédia que crítica arrasou mas que o público parece estar a gostar… Em poucas semanas já rendeu 40 milhões de dólares.
“Get Hard”, fixe este título, cujo nome em português não foi possível apurar. É uma comédia tipicamente “made Hollywood” sobre um milionário que é condenado injustamente à prisão por fraude fiscal e será preso por trinta dias. Tem como protagonistas a dupla Will Ferrell e Kevin Hart.
Aflito, ao aflito é-lhe proposto fugir para Cabo Verde, onde ele, com a massa que dispõe, terá comprado uma ilha… Aliás, Cabo Verde, segundo se depreende do filme, é todo ele uma ilha. O nome do nosso querido torrão, também conhecido por dez grãozinhos di terra, “Cape Verde” em inglês, é mencionado algumas vezes ao longo do filme. Não consta que alguma vez, em mais de 100 anos de história do cinema norte-americano, estas ilhas tropicais tenham conseguido tamanha publicidade. Normalmente, em situações do género, os criminosos americanos fogem para o “Brazil”… e outros lugares mais apelativos.
Mas, voltando ao enredo de “Get Hard”, sendo uma ilha, é um lugar com “muita água”, “oceano imenso”… “Cape Verde” é também referido como um país onde não há leis de extradição. “Vamos começar vida nova em Cabo Verde e já ninguém tem de ir para a prisão”, diz um fulano a tentar corromper o sujeito fisgado pelo fisco…
A comédia, tipicamente americana, tem como actores Will Ferrell (branco) e Kevin Hart (negro ou afro-americano, como preferir). Este é um lavador de carros, a quem o ricaço pede dicas de como sobreviver enquanto estiver na prisão – a ideia de fugir para Cabo Verde, ao que parece, esfumou-se entretanto. Só que Darnell não é nenhum entendido na arte de sobreviver em prisões, já que um cidadão exemplar, ainda que fala-barato e bazofão. Mesmo assim ele aceitar ajudar James a sair da trapalhada em que se encontra… E, como sempre acontece em filmes do género, de trapalhada em trapalhada, assim se faz mais uma comédia sobre dois sujeitos estranhos e improváveis que se tornam amigos para sempre…
Apesar das críticas negativas “Get Hard” está a ser um sucesso de bilheteira. A produção foi de 40 milhões de dólares e em poucas semanas de cartaz já arrecadou 105 milhões. Como se vê, é fácil ser-se milionário nos EUA. O difícil mesmo é fugir para Cabo Verde, um lugar com muita água, oceano imenso, onde não há leis de extradicção. Enfim, como diria o nosso Heave H, “bom pa filme”.
Confira: https://www.facebook.com/capeverdeanbeautifulpeople/videos/968548913164501/?pnref=story
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top