PUB

Sociedade

Provas Gerais de Acesso adiadas para 23 e 24 de Junho

As provas Gerais de Acesso (PGA) não serão mais realizadas nos dias 16 e 17 deste mês, como anteriormente anunciado, pois, acabam de ser adiadas para os dias 23 e 24 do mesmo mês de Junho. A informação foi avançada pelo Director Geral do Ensino Superior (DGES), José Mário Correia, em primeira mão, ao A NAÇÃO.
José Mário Correia recusa porém que haja alguma cedência às ameaças dos alunos em partirem para uma manifestação a nível nacional. Mas o certo é que pouco tempo depois das ameaças dos estudantes, a DGES recuou, pelo menos em relação às datas de elaboração das provas.
A informação de uma possível manifestação foi veiculada esta semana, tendo como possíveis promotores alunos do Liceu Ludgero Lima, em São Vicente, que estariam revoltados com a proximidade desta prova com as demais, Provas Gerais Internas e Nacionais (PGI e PGN).
JMC compreende a inquietação dos alunos, pois reconhece que o trimestre é curto e que realmente as datas estavam muito próximas. Relativamente às ameaças de manifestações, entende que é normal a reacção dos mesmos, pois, conforme diz, “trata-se de uma situação nova e tudo o que é novo provoca agitação”.
As PGAs, provas que determinarão a entrada do aluno no ensino superior, serão realizadas, pela primeira vez, em Cabo Verde, este ano, mas em “regime experimental”. Ou seja, como salienta JMC, independentemente do resultado, o aluno entra para as universidades no país ou no exterior, o que já não acontece a partir do próximo ano lectivo. Para este ano conta-se com cerca de 5 mil alunos, em todo o país, o que corresponde a aproximadamente, 80 por cento dos mesmos.
As provas serão realizadas em todas as ilhas, sendo na cidade da Praia nos liceus Domingos Ramos e da Várzea, em Santa Catarina no Liceu Amílcar Cabral e no Mindelo no Liceu Ludgero Lima e na Escola Secundária Jorge Barbosa. Nos outros concelhos acontecem nos únicos liceus existentes, explica o DGES.
As inscrições, que são gratuitas, encontram-se abertas até o dia 12 e podem ser feitas via online ou nas secretarias das escolas. O horário das provas ainda está por ser definido.
JN

PUB

PUB

PUB

To Top