PUB

Política

Legislativas’2016: Américo Nascimento encabeça São Nicolau e Démis Almeida, Sal

O PAICV já indicou o actual edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento, para encabeçar no círculo eleitoral de São Nicolau a lista do partido para as legislativas de 2016. Já o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Almeida, assumirá as rédeas no Sal numa lista em que ficarão de fora “veteranos” como Basílio Mosso Ramos e Sara Lopes.
A mais do que provável colocação de Américo Nascimento à frente da carruagem para as legislativas em São Nicolau abre, desde logo, espaço para Carlos Barbosa, seu braço direito nas lides camarárias nos últimos anos, candidatar-se à Câmara Municipal da Ribeira Brava.
A hipótese Carlos Barbosa ganhou força com a visita feita pelo secretário-geral do PAICV, João do Carmo, a São Nicolau, na semana passada, mesmo porque fontes daquele partido indicam que está descartada a entrada na corrida de Abraão Lopes, do Instituto de Qualidade, para se candidatar à sucessão de Américo Nascimento como se chegou a cogitar.
Desenhado o quadro na Ribeira Brava, o PAICV vira-se para Tarrafal de São Nicolau, onde se cogita o nome do ex-autarca António Soares para a Câmara local. Derrotado nas últimas eleições municipais de 2012 pelo jovem José Freitas (MpD), Soares tem praticamente luz verde garantida da Direcção Nacional do seu partido para voltar à luta em 2016. Mas, esta constitui, para muitos, uma cartada de risco, já que, uma segunda derrota consecutiva não só coloca um ponto de interrogação na carreira política de Soares, como pode significar uma perda de fôlego do próprio PAICV naquele município.
Entretanto, na ilha vizinha do Sal, só um imponderável tira Démis Lobo de comandar a equipa das legislativas para a qual nomes como o do presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos, ou da ministra Sara Lopes fazem-se cartas fora do baralho. Isso porque, nas últimas legislativas, os dois estiveram longe de se aproximar de um bom desempenho, pois, apesar de toda a experiência política acumulada, deixaram-se “engabelar” por Janine Lélis e pelo MpD, perdendo as eleições numa ilha em que o PAICV costumava reinar.
Dossiê autárquicas
Mas, se o jovem ministro da Presidência do Conselho de Ministros é dado como certo para encabeçar as legislativas no Sal, o PAICV está ainda a ponderar o nome para as autárquicas. Démis Lobo também poderia reunir consenso, já que abriu portas no despique anterior com Jorge Figueiredo, só que, a actual direcção do PAICV, comandada por Janira Hopffer Almada, não quer cabeças-de-lista que se repetem nos dois embates. Sendo assim, fica por escolher aquele que vai disputar a Câmara Municipal do Sal.
A navegar em águas tranquilas está a escolha na Boa Vista onde Walter Évora encabeça as legislativas e Severino Estrela Lima é o provável candidato à Câmara local, numa junção entre o PAICV e o Grupo Independente Forças Vivas. Estrela já foi candidato a presidente da Assembleia Municipal da Boa Vista, em 2008, e sempre se apresenta como concorrente a cargos políticos naquela ilha.

PUB

PUB

PUB

To Top