PUB

Ambiente

Maio: Criadores na Ribeira Dom João perdem quase metade dos seus rebanhos

Os criadores de gado da zona de Ribeira Dom João, na ilha do Maio, queixam-se de estar a registar todos os dias a morte dos seus animais, havendo pessoas que chegam a contabilizar já a perda de metade dos seus rebanhos.
Em declarações hoje à Infopress, o líder comunitário, António Zacarias Freire, alertou que a pecuária nessa comunidade “está a correr sérios riscos”, já que os criadores podem perder quase a totalidade dos seus animais, caso o Governo não os acuda, dentro de breve, tendo em conta que nem todos têm a possibilidade de comprar milho e ração ao preço que está sendo praticado neste momento.
“O Governo devia socorrer a população e os criadores de gado da zona sul, mais concretamente da localidade de R.D.João, com milho e ração, visto que a maioria das pessoas vive da criação de gado e com a falta de pastos estão a enfrentar dias difíceis por causa do mau ano agrícola, e sendo nós os maiores produtores de queijo merecemos atenção especial”, apelou.
De acordo com este líder comunitário, os criadores dizem-se “apreensivos” com a situação dos seus animais que estão a morrer dia após dia, e entendem que o plano de salvamento do gado “devia ser mais direccionado a esses criadores que estão todos no desemprego e sem meios para alimentarem os seus gados”.
O delegado do Ministério do Desenvolvendo Rural (MDR) na ilha, José Roberto Varela, garantiu que ainda esta semana vai ser distribuído sêmeas a alguns criadores de gado na ilha.

PUB

PUB

PUB

To Top