PUB

Sociedade

Administração Pública: Balanço Social “é uma inovação”

O director-geral da Administração Pública, Gerson Soares, considera que o Balanço Social, que acaba de ser realizado, “é uma inovação”, porquanto, nos 40 anos de Cabo Verde independente, “nunca se fez um trabalho dessa envergadura e com esse nível de detalhamento”.
Para esse dirigente, o Balanço Social é, nada mais, nada menos, mostrar a administração pública cabo-verdiana na sua vertente humana, tendo como perspectiva a sua componente quantitativa e qualitativa.
“Pretendeu-se, com esse trabalho, dar um panorama tão aproximado quanto possível sobre a composição da máquina do Estado na sua dimensão humana, em termos de quantos somos, onde estamos, o que fazemos, qual é a nossa qualificação e os nossos salários”, destacou.
Este Balanço Social, segundo Soares, é um instrumento de gestão previsional dos efectivos, porque, “com este trabalho, podemos prever quantos funcionários vão sair do sistema e, em consequência, os serviços vão se preparando para o contingente de efectivos”.
“Permite, também, saber como é que estamos em termos de qualificação dos recursos humanos, na perspectiva de se definir um plano de qualificação lá onde se revelar conveniente”, frisa Soares.
Para o director-geral da Administração Pública, o Balanço Social é, também, um indicador de transparência, porque “mostra como os recursos do Estado vêm sendo investidos, em termos de despesa com o pessoal”.

PUB

PUB

PUB

To Top