PUB

Sociedade

Espanha apoia exercício para testar capacidade de busca e salvamento em Cabo Verde

A Força Aérea Espanhola vai participar com duas unidades no exercício que a Guarda Costeira de Cabo Verde vai realizar no corrente mês para testar a capacidade do país em dar resposta a uma situação de busca e salvamento no arquipélago.
O Exercício de Busca e Salvamento (SAR), apelidado de Exercício CAVSAR 2015,  que irá decorrer no próximo dia 12 de setembro a oeste da ilha de Santo Antão, vai permitir analisar a capacidade de intervenção das diversas instituições envolvidas nas operações.
“O objetivo é testar a rapidez para se chegar a área de operações, como é que cada meio vai realizar a sua área de busca e a capacidade de dar resposta aos náufragos, ou seja, em retirar os náufragos da água e evacua-los imediatamente para os hospitais”, explica o director do exercício, capitão Pedro Santana.
O exercício, apresentado sábado no Comando da Esquadrilha Naval em São Vicente, também aparece como forma de testar o novo conceito de busca e salvamento no país.
“É um exercício que está a ser preparado minuciosamente para que, de facto, produza os efeitos que esperamos que venha a produzir”, referiu o capitão Santana.
No exercício estarão envolvidos uma aeronave Dornier 228, dois meios navais, o “Guardião” e o “Ilhéu dos Pássaros”, todos da Guarda Costeira de cabo-verdiana. Da parte da Força Aérea Espanhola irão participar dois meios aéreos, designadamente um helicóptero AS332 Super Puma e uma aeronave Fokker 27.
O exercício militar conta ainda com meios terrestres, nomeadamente ambulâncias da Proteção Civil, dos Bombeiros e da 1ª Região Militar.
Em termos de meios humanos, segundo o director da operação, Pedro Santana, devem participar pelo menos 30 militares, “além do pessoal dos navios que participarão automaticamente”.
Além da Guarda Costeira e a Força Aérea Espanhola, estarão envolvidas no exercício várias instituições, entre as quais a Agência Marítima Portuária (AMP), a empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), a Polícia Nacional, os Bombeiros e a Câmara Municipal de São Vicente.

PUB

PUB

PUB

To Top