PUB

Sem categoria

Destaques da edição 422 do Jornal A NAÇÃO

DATA DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS’2016: PR CONVOCA CONSELHO DA REPÚBLICA E PARTIDOS EM NOVEMBRO
O Presidente da República (PR) vai convocar o Conselho da República e ouvir os partidos legalmente constituídos em Novembro próximo, para a marcação da data das eleições legislativas. Estas deverão acontecer entre 14 de Fevereiro e 10 de Abril.
ENERGIAS RENOVÁVEIS: MIRAGEM OU REALIDADE?
Cabo Verde é tido como um exemplo em África, e até no mundo, em matéria de energias renováveis, tendo estabelecido a meta de 2020 para a taxa de cobertura eléctrica, abastecida a 100% pelas chamadas energias limpas. Porém, na prática, ainda não existe um mercado real das renováveis no país e, a cinco anos da meta estabelecida, a taxa de penetracção na rede ronda apenas os 24 a 25%. Só com muito esforço financeiro, que não há, e uma boa regulamentação do sector, é que estaremos, efectivamente, em condições de chegar a 2020. Caso contrário, o caminho ainda será longo.
SANTO ANTÃO: IMPORTAÇÃO DE AÇÚCAR DESPENCA COM NOVA LEI DE FABRICO DO GROGUE
Os dados das Alfândegas relativos ao ano 2014 demonstram uma queda drástica da importação de açúcar, logo após o período destinado ao fabrico do grogue de Janeiro a Julho. Passou de 5.523 toneladas importadas no primeiro semestre para 265 toneladas na segunda metade do ano. Isso reforça a tese dos defensores do grogue genuíno de que boa parte do açúcar importado destina-se à produção de aguardente de má qualidade.
POLÉMICA: TUI PORTUGAL – SUCURSAL DE CABO VERDE E FISCO EM LITÍGIO
A TUI Portugal – Agência de Viagens e Turismo, SA – Sucursal de Cabo Verde (Sal) e a Administração Fiscal (AF) estão em processo de litígio. Em causa estão cerca de 900 mil contos em impostos fixados pela AF, devido a não apresentação das contas referentes aos exercícios económicos de 2011 e 2012. Este braço de ferro, que parece não ter fim à vista, já levou ao congelamento das contas da empresa, que ameaça fechar portas.
VIDA: RESTAURANTE POPULAR EM RISCO
O primeiro (e único) Restaurante Popular de Cabo Verde, inaugurado em Setembro do ano passado, está em risco de fechar as portas. Em causa está o protocolo assinado com a FICASE que, segundo o responsável, mantinha de pé a iniciativa.
-Esta edição nº 422, do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 01 de Outubro, traz, também, o Caderno Económico VALOR – que apresenta o estado e as perspectivas das ENERGIAS RENOVÁVEIS em Cabo Verde -; além das opiniões de João Gomes, Olímpio Tavares e Bruno Spencer; e a coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top