PUB

Política

Guiné-Bissau: Ex-PR Obasanjo, da Nigéria, tenta uma vez mais mediar crise política

O antigo Presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, mediador da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a crise na Guiné-Bissau, voltou hoje ao país para tentar resolver o conflito político.
“Voltei porque parece que o problema que vim resolver da outra vez não está solucionado. Vim resolver este impasse”, afirmou Obasanjo aos jornalistas no Aeroporto Internacional de Bissau.
O mediador referiu que tem encontros previstos com o Presidente da República, José Mário Vaz, e com a direção do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
A 18 de setembro, também em Bissau, Obasanjo defendeu a assinatura de um pacto de estabilidade para “evitar crises” como a atual.
Esse pacto seria subscrito por partidos políticos, Presidente da República, líder do Parlamento, primeiro-ministro e sociedade civil, tendo como premissas essenciais a cooperação, a colaboração e a concertação, referiu.
A Guiné-Bissau está sem Governo há quase dois meses, desde 12 de agosto, depois de o Presidente ter demitido o Executivo liderado por Domingos Simões Pereira, que é também presidente do PAIGC, partido maioritário no Parlamento.

PUB

PUB

PUB

To Top