PUB

Sociedade

Boa Vista: novas infraestruturas culturais e desportivas prometem dinamizar a ilha das dunas

Boa Vista foi palco, no passado fim-de-semana, de um conjunto de inaugurações de infraestruturas culturais e desportivas que prometem “dinamizar ainda mais” aquela ilha, de forte potencial turístico. Os destaques vão para as inaugurações do primeiro Centro de Artes e Cultura (CAC) e do Polidesportivo Seixal. O conjunto de todos os empreendimentos custaram à autarquia da “Ilha das Dunas” cerca de 243 mil contos.
O passado fim de semana, 20, 21 e 22 de Novembro, na Boa Vista, foi marcado por uma “intensa” agenda de inaugurações de infraestruturas culturais e desportivas materializadas pela edilidade de José Pinto Almeida. O chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, presidiu as cerimónias e considerou que, “sem desenvolvimento cultural, não poderá haver outros desenvolvimentos mais tangíveis, porque, é através da cultura que afirmamos a nossa identidade no mundo e demonstramos a nossa capacidade de inovar e criar valor”.
O CAC, situado em Sal Rei, foi inaugurado no dia 20, sexta-feira, um investimento avaliado em 90 mil contos. Considerada como a “maior infraestrutura cultural alguma vez erguida na Ilha das Dunas”, o centro abrange diversos serviços dedicados à cultura, arte contemporânea, extensiva às áreas como o teatro, a dança, a pintura e fotografias.
O rés-do-chão do edifício é reservado aos serviços de administração, direcção, secretaria, camarins, bar, restaurante e um auditório que recebe o nome de Luís Rendall, considerado um dos mais emblemáticos e inspirados compositores do património musical cabo-verdiano.
Dotado de capacidade para 350 lugares, o auditório, de acordo com a autarquia da Boa Vista, “reúne todas as condições acústicas e irá servir para a promoção de espectáculos, conferências e fóruns”. No primeiro piso vai funcionar a tribuna e a sala de artesanato, este a ser inaugurado com o nome de Emiliano Silva “Nha Comandante”, uma homenagem a “um dos grandes artesões da ilha”. O novo espaço para a dinamização da cultura contempla ainda salas de fotografias e de pinturas e uma sala de dança, no 3º piso.
Polidesportivo Seixal: “uma das mais modernas do país”
O Polidesportivo Seixal, inaugurado no dia 21, sábado, foi construído de raiz pela Câmara da Boa Vista, também em Sal-Rei, e constitui um investimento de 125 milhões de escudos. O Padesportivo foi baptizado com o nome de Seixal, município português geminado com o da Boa Vista, e que muito ajudou a ilha no passado.
Referenciado como “uma das mais modernas infraestruturas desportivas ao nível nacional”, o Polidesportivo da Boa Vista “oferece todas as condições” para a prática de diversas modalidades, designadamente futsal, basquetebol, andebol, voleibol, ginástica rítmica, entre outras modalidades de salão. Dispões ainda de uma sala de aeróbica, ginásio, balneários, cacifo para os equipamentos desportivos, escritórios, bar restaurante, e um centro de estágio com dormitório e refeitório.
Escola de Formação para Pescadores
Outra infrestrutura também inaugurada durante o fim-de-semana passado, na Boa Vista, é a Escola de Formação de Pescadores, aberta no dia 22, domingo, também em Sal-Rei, um outro investimento camarário avaliado em nove milhões de escudos.
A Escola de Formação de Pescadores da Boa Vista é uma infra-estrutura projectada para diversas acções de formação a pescadores, armadores de pesca e peixeiras, extensivo aos jovens da ilha. A Escola é composta por três salas de aulas, uma secretaria, recepção e casas de banho. Edificado nas imediações da Peixaria Municipal, a obra foi executada para ser “uma referência a nível nacional, visando a capacitação dos homens do mar”.
O programa levado a cabo pela edilidade da Boa Vista contou ainda com as inaugurações de Fitness Park, Centro de Idosos de Sal Rei, requalificação da zona da Casa do Pescador e lançamento da primeira pedra para a construção da Praça Amizade Boa Vista/Tarrafal de São Nicolau, em Estância de Baixo.
 

PUB

PUB

PUB

To Top